Um dos técnicos mais vitoriosos do basquete feminino nacional, Antônio Carlos Vendramini, que comanda a Unimed/Americana (SP), campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14, falou sobre a importância da realização dos cursos da Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB). O experiente treinador participou ativamente do Curso Nível 03, realizado entre os dias 24 e 27 de julho, em São Paulo (SP).

“Sou doente por basquete, então estou maravilhado. Fico feliz de ver muitos profissionais aqui que estão começando o trabalho com equipes adultas, mas que tem ainda pouca oportunidade de convívio com os mais experientes. E vejo que está sendo passado para eles situações que vão levar para o resto da vida. Já para nós atuantes há mais tempo é extremamente satisfatório pelo encontro com os amigos, que no dia a dia não temos oportunidade de discutirmos basquete. É interessante passar isso para os menos experientes, pois para chegar onde estamos foi um caminho árduo, mas totalmente intransponível”, explicou o treinador.

Vendramini, que participou pela primeira vez da Escola de Treinadores, afirmou que pretende participar dos próximos cursos. “É a primeira vez que participo de um curso da ENTB, mas já estou pensando nos próximos. Quero estar em mais cursos do Nível 03, mas também estou pensando nos do Nível 02. Sempre dá para aprender alguma coisa diferente, ainda mais nós que trabalhamos em Americana (SP), com uma escolinha que conta com mais de 1200 crianças. Foram quatro dias muito felizes e ainda de aprendizado de situações novas”, relata.

Além do técnico Antônio Carlos Vendramini, a Unimed/Americana teve outros representantes no Curso realizado no ginásio da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo: o assistente Virgil Lopez (na foto, ao lado de Vendramini) e o preparador físico Clóvis “Vita” Haddad, que também integra as comissões técnicas das seleções nacionais adultas masculina e feminina.

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Kiko Ross/LBF