Prestes a estrear na temporada, com o jogo que vai abrir o campeonato nesta sexta-feira, fora de casa, contra o SESI Araraquara, o Vera Cruz Campinas anunciou seu primeiro reforço para 2019. A pivô Ega, tricampeã da LBF CAIXA e que atuou no último ano pelo Sampaio Basquete, desembarca no atual campeão brasileiro. Ela vai vestir a camisa número 12.

Soeli Garvão Zakrzeski tem 1,90m e participou de todas as edições da LBF CAIXA. Foi campeã logo na temporada de abertura, com o Santo André/Semasa de Lais Elena. Atuou por três anos no ABC paulista, onde registrou seus melhores números, até se transferir para o ADCF/Unimed Americana, pelo qual levantou seu segundo título em 2013/14. Passou duas temporadas no Maranhão Basquete até retornar ao Americana em 2017, onde sagrou-se campeã novamente. Em 2018, integrou o elenco boliviano que fez cinco jogos nas finais contra seu novo time.

Anterior à LBF CAIXA, Ega também atuou em Ourinhos e no basquete europeu, onde defendeu o Mann Filter Zaragoza e o Celta de Vigo, na Espanha, e o Valenciennes, da França. Pela Seleção Brasileira, conquistou seis Campeonatos Sul-americanos, além de duas medalhas no PAN – bronze em 2003 e prata em 2007. Também disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Ega disputou a LBF CAIXA 2018 pelo Sampaio Basquete (Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete)

Ega é a quinta jogadora que mais entrou em quadra na história da LBF CAIXA, com 183 jogos disputados, mesmo número de Ariadna. A pivô também tem o quinto maior número de rebotes da história da Liga com 1.022. Com quase 26 minutos de média em quadra, registra 8,2 pontos, 5,6 rebotes, 2 assistências e 53,3% de aproveitamento nas bolas de dois pontos por jogo.

A pivô chega para reforçar o setor que mais perdeu atletas nesta temporada. Após o vice no paulista, deixaram o garrafão campineiro Gil, Vitória Marcelino e Monica Nascimento. Fará rotação com Mari Dias, que deve ganhar mais minutos neste ano após ter se lesionado em 2018.

A nona edição da LBF CAIXA começa nesta sexta, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O duelo entre araraquarenses e campineiras será no ginásio Gigantão, em Araraquara (SP), e terá transmissão da ESPN Extra e do WatchESPN, a partir das 19 horas. No sábado, jogam Pró-Esporte/Sorocaba e Ituano, às 16 horas no ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba, também no interior paulista, com transmissão da LBF LIVE.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Ega disputa bola com Tati Pacheco na final de 2017, seu terceiro título (João Pires/Arquivo LBF)