Europa

ÉRIKA VOLTA A SER MVP EM SUA OITAVA CONQUISTA DA COPA DA RAINHA

Divulgação – BaloncestoFEB

Líderes da Liga Espanhola, o Girona (da brasileira Nádia) e o Avenida (de Érika) estiveram envolvidos entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março na disputa da tradicionalíssima Copa da Rainha. A competição, que teve sua primeira disputa realizada em 1943, teve a edição 2019 sediada na cidade de Vitoria Gasteiz.

E as brasileiras acabaram fazendo a final do torneio.

Nas quartas, o Girona passou pelo Valencia (52-49, com 6 pontos e 11 rebotes de Nádia). Nas semifinais, derrotou o Cadí por 80 a 60, com 10 pontos e 9 rebotes da brasileira.

O Avenida atropelou seus adversários nas quartas (102 a 63 sobre o Extremadura, com 4 pontos e 4 rebotes de Érika) e semifinais (74-46 sobre o Gernika, com 8 pontos e 7 rebotes de Érika).

No domingo (03 de março), a estrela de Érika brilhou na final e ela saiu do banco para marcar 20 pontos e 6 rebotes em apenas 20 minutos. A atuação surpreendente da brasileira foi decisiva na vitória do Avenida sobre o Girona por 79 a 71 e deu ao clube de Salamanca seu oitavo título na competição. A brasileira também chegou a sua oitava conquista, mas quatro delas foram com a camisa do Ros Casares e foi eleita MVP pela segunda vez.

Nádia teve 10 pontos e 10 rebotes.

Com a conquista, o Avenida se isolou como maior vencedor da Copa da Rainha, se descolando do Ros Casares (7 títulos).

Érika, por sua vez, ampliou seu currículo como maior vencedora estrangeira da competição, numa galeria que inclui nomes como Elena Tornikidou (5 títulos), Delisha Milton e Natalia Zassouskaya (4).

Emocionada com a conquista, prestes a completar 37 anos e a defender o Sampaio na LBF, Érika – em declarações à imprensa espanhola – atribuiu a boa atuação ao fato de ter intensificado recentemente o trabalho físico, conseguindo perder cinco quilos e também ao aumento do seu período de recuperação ao deixar de participar da EuroLiga. Com bom humor, a brasileira – chamada de avó pelas colegas – prometeu comemorar muito a dupla conquista, mas que a primeira coisa a fazer era colocar gelo nos joelhos.