A Seleção Brasileira Adulta Feminina estreou com vitória na Copa América/Pré-olímpico de Edmonton, no Canadá. Na madrugada desta segunda-feira (10 de agosto), a equipe comandada pelo técnico Luiz Zanon ganhou da Venezuela por 86 a 71 (43 a 40 no primeiro tempo). A primeira rodada teve ainda Chile 88 x 56 República Dominicana; Equador 72 x 48 Ilhas Virgens; Canadá 94 x 57 Porto Rico.
“O time começou muito ansioso a partida, nervoso, sem concentração. Com isso permitimos que as venezuelanas dominassem o jogo no primeiro tempo. Na etapa final, melhoramos na defesa, tivemos um momento melhor de bola interna, que era o que a gente precisava e conseguimos a vitória. Precisamos melhorar para a sequência do campeonato”, disse o técnico Zanon.
As principais pontuadoras do Brasil foram Isabela Ramona (16 pontos, quatro rebotes e quatro assistências), Nádia Colhado (15 pontos, 14 rebotes e uma recuperação de bola) e Iziane Marques (13 pontos, três rebotes, três assistências e duas recuperações de bolas). A cestinha do jogo foi a venezuelana Yosimar Corrales, com 17 pontos.
O Brasil está no Grupo B da Copa América e volta à quadra na terça-feira (11 de agosto), às 23h45 (de Brasília), para enfrentar o Equador. Na sequência, as brasileiras enfrentam as Ilhas Virgens (quarta-feira) e Argentina (quinta-feira), sempre às 23h45 (de Brasília). O SporTV transmite ao vivo. O campeão garante a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
Jogaram pela Seleção Brasileira: Tainá Paixão (8pts, 4assist, 3reb e 2recup de bola), Isabela Ramona (16pts, 4reb e 4assist), Iziane Marques (13pts, 3assist, 3reb e 2recup de bola), Nádia Colhado (15pts, 14reb e 1recup de bola) e Kelly Santos (1pt e 3reb). Entraram: Patrícia Ribeiro (7pts, 2assist, 2reb e 1recup de bola), Jaqueline Silvestre (8pts e 2reb), Gilmara Justino (9pts e 3reb), Karina Jacob (0), Débora Costa (7pts, 2reb, 2assist e 3recup de bola), Isabela Sangalli (2pts) e Izabela Nicoletti (1reb e 1assist). Técnico: Luiz Zanon.
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Fotos: FIBA Américas