_web_

Érika entra em sua nona disputa de playoff

Os playoffs da WNBA (versão feminina da liga profissional norte-americana) terão início na noite desta quinta-feira (17 de setembro) e o Chicago Sky, equipe da brasileira Érika de Souza, abre as atividades dos momentos decisivos. Com compromisso marcado para 21h00 (horário de Brasil), o time comandado pela técnica Pokey Chatman, segundo colocado da conferência Leste, enfrenta o Indiana Fever, que ficou uma posição abaixo.

Essa será a nona disputa de playoffs da pivô. Em sua trajetória de dez anos atuando em franquias da WNBA, Érika só não passou para a segunda fase do torneio em 2008, quando jogou no Atlanta Dream na temporada de estreia da equipe.

“Apesar de já ter participado de muitos playoffs, eu sinto como se cada um fosse o primeiro e eu tivesse que ter o melhor jogo da minha vida. A partir de amanhã começa um novo campeonato, tudo está zerado. O que aconteceu na temporada regular passou. Garantimos a vaga, que era o nosso objetivo inicial, e agora o alvo é somente um: conquistar o anel”, afirma a jogadora, vice-campeã da última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) pelo Uninassau/América.

Na temporada regular, o Chicago Sky registrou uma campanha de 21 vitórias e 13 derrotas. Desses números, vale destacar o desempenho em casa, na Allstate Arena, onde venceu 13 vezes e perdeu apenas quatro. Esses resultados garantiram à equipe a segunda posição na conferência Leste, atrás do New York Liberty por uma diferença de apenas dois jogos.

O Indiana Fever, adversário de Érika de Souza e suas companheiras pelos próximos pelo menos dois jogos, é velho conhecido do Chicago. Até o momento, essas equipes se enfrentaram quatro vezes no ano, sempre com vitória azul e amarela. Mas as vantagens do Sky são ainda maiores do que a quantidade de resultados positivos.

Além de ter a melhor média de ataque entre todos os times da WNBA na temporada regular (82,9 pontos por jogo), esse número sobre para 95,5 tentos por partida quando analisado separadamente em confrontos contra o Fever. Este, por outro lado, teve média de 75,5 em duelos com seu rival de conferência e agora de playoffs.

Individualmente, Chicago ainda tem a seu favor jogadoras com maior pontuação do que Indiana. Elena Delle Donne e Cappie Pondexter, companheiras de Érika, estão entre as dez cestinhas da temporada regular, enquanto Tamika Catchings, a primeira do Fever a se destacar em pontos, aparece apenas na 17ª colocação.

Nos rebotes a situação é semelhante. Devido à contribuição de Érika de Souza, o Sky também tem duas atletas nas dez primeiras posições deste fundamento, sendo essas Elena Delle Donne, novamente, acompanhada pela brasileira. Indiana tem apenas uma, a mesma mencionada acima.

Na quarta-feira (16 de setembro), um anúncio deu mais uma vantagem de peso para a equipe da brasileira: Elena Delle Donne é a MVP (jogadora mais valiosa) do torneio. Com todos esses pontos a seu favor, o Chicago Sky entra confiante nos playoffs, porém cuidadoso. Uma das preocupações da equipe é a defesa, a segunda pior da temporada regular.

“Estamos entrando nos playoffs muito conscientes. Sabemos exatamente nossos pontos fortes e os nossos pontos fracos. Estudamos cada um desses para diminuir os erros e ficarmos ainda melhores no que somos destaque”, comenta Érika.

“Individualmente, eu posso garantir que darei todo o meu melhor basquete para ajudar o Sky a conquistar o seu primeiro título. Foi para isso que eu vim para cá e a mentalidade de todas as minhas companheiras é a mesma. Nossos adversários de playoffs podem se preparar para um time que vai entrar em quadra com 100% de basquete e 100% de vontade”, finaliza a pivô.

A primeira fase dos playoffs será disputada no sistema de melhor-de-três partidas, válidas como semifinais de conferência. O Chicago Sky tem em sua agenda compromissos contra o Indiana Fever nos dias 17 de setembro (quinta-feira), às 21h00, com mando de quadra na UIC Pavillion, em Chicago (EUA); 19 de setembro (domingo), às 20h00, fora de casa, na Bankers Life Fieldhouse, em Indianápolis (EUA). E, se necessário, no dia 21 de setembro (segunda-feira), às 21h00, de volta à Allstate Arena, em Chicago (EUA).

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Gary Dineen/Getty Images/NB