Verdadeiro campeão de tudo, o Corinthians/Americana busca dar sequência à sua soberania no basquete feminino. Maior campeão da história da Liga de Basquete Feminino (LBF), com três títulos, e dono dos troféus nacionais nas duas últimas edições do campeonato, a equipe do interior do Estado de São Paulo é o grande time a ser batido na temporada 2015/2016.
Em busca de seu terceiro título seguido no campeonato nacional, o Americana já sentiu o gosto de subir no lugar mais alto do pódio por duas vezes nesta temporada. No final do mês de setembro, as comandadas do técnico Antônio Carlos Vendramini foram campeãs da Liga Sul-Americana, após baterem o UTE (EQU), por 70 a 60, em partida realizada na cidade de Puente Alto, no Chile.
Um mês depois, o Americana adicionou mais um título para sua história no esporte da bola laranja. Atuando ao lado de sua apaixonada torcida, a equipe alvinegra venceu facilmente o Santo André, por 83 a 58, e levantou o sétimo título estadual de sua história, o quarto de forma consecutiva.
“A gente vem ganhando tudo, vencemos a tríplice coroa neste ano (LBF, Sul-Americana e Paulista), mas já alertei meu grupo que nós somos o time da vez, todos vão querer ganhar da gente. Vamos jogar sempre entrar para competir da melhor forma possível e tentar vencer, que é sempre o nosso grande objetivo”, comentou o técnico Antônio Carlos Vendramini, do Americana.
A campanha do Americana na temporada passada da LBF foi praticamente perfeita. Na fase de classificação, o time do técnico Vendramini venceu 17 dos 18 jogos que realizou (94,4% de aproveitamento) e fechou a primeira fase do campeonato na primeira colocação da tabela de classificação.
Já nos playoffs, o Americana avançou de fase facilmente, após vencer os dois primeiros jogos da série contra Barretos. Na semifinal, enfrentou o Maranhão e, também vencendo os dois primeiros duelos do confronto, garantiu presença na decisão do campeonato nacional. Logo na primeira partida da Final, contra o América (PE), o Americana sofreu sua primeira derrota nos playoffs, mas com duas vitórias seguidas, se recuperou na série e conquistou o troféu de campeão nacional.
Para a disputa da LFB, o técnico Vendramini terá praticamente o seu time base campeão de tudo, composto pela armadora Babi, pelas alas Joice, Carla e Patrícia, e pelas pivôs Clarrisa e Damiris. Além do elenco forte, a equipe americanense também se reforçou com a jovem ala Izabella Sangalli, de 20 anos, a armadora argentina Melissa Gretter, e a ala/armadora cubana Oyanaisy Gelis, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003.
Considerado o time a ser batido para a temporada 2015/2016, o Corinthians/Americana inicia sua trajetória na sexta edição da LBF no dia 20/11, às 20 horas (de Brasília), no duelo contra o Santo André, que será realizado no Centro Cívico, em Americana (SP).
“A nossa equipe é basicamente formada por grandes jogadoras experientes e também com atletas jovens de muito talento e potencial. Quando a gente parcitipa de um campeonato com um elenco desse, só podemos pensar em título. É claro que tropeços podem acontecer, mas vamos entrar firme para levantar mais um troféu”, completou o treinador.