Fundado em 1923, o Sampaio Corrêa é um dos maiores clubes do futebol da Região Nordeste do Brasil. Dono de 32 conquistas do campeonato estadual do Maranhão e campeão nacional da Série B (1972), Série C (1997) e Série D (2012) no futebol, a equipe maranhense apostou em levar sua rica tradição também para o basquete na temporada 2015/2016 e já provou que tomou uma decisão mais do que correta.
Nesta terça-feira (26/04), o Sampaio Corrêa Basquete venceu o Jogo 4 da série Final da LBF CAIXA no Ginásio Castelinho, venceu o confronto contra o Corinthians/Americana por 3 a 1 e conquistou o título do principal campeonato de basquete feminino do Brasil logo em sua primeira temporada no esporte da bola laranja.
“Muito emocionante ser campeã da LBF CAIXA. Quando iniciamos o projeto do Sampaio Corrêa no basquete muitas pessoas olharam torto para mais um time no Maranhão, achando que não conseguiríamos ir pra frente. Muito feliz em fechar a temporada com o título”, declarou a pivô Nádia, do Sampaio Corrêa.
“O espírito sempre foi de sair campeão da LBF CAIXA. Chegamos tão longe, não poderíamos deixar escapar uma chance tão grande como essa. Nosso time cresceu na hora certa na competição, as minhas companheiras me deram a certeza que não teria para ninguém, nós iriamos ganhar esse título”, comentou a ala Iziane.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
Logo na coletiva de imprensa que oficializou o Sampaio Corrêa no basquete, a diretoria do time maranhense mostrou que iria investir pesado no basquete e apresentou a experiente ala Iziane. Na sequência, o Sampaio montou um elenco de elite formado por jogadoras de experiência nacional e internacional, sob o comando da cubana Lisdeivi Pompa, dona de grande história no basquete brasileiro como atleta e que tentava de consolidar agora também como técnica.
Na fase de classificação, a equipe maranhense venceu 15 de 20 partidas disputadas e conquistou a segunda melhor colocação geral da LBF CAIXA. Na fase semifinal dos playoffs, o Sampaio perdeu a primeira partida contra o Uninassau/América, mas venceu os dois jogos seguintes ao lado de sua torcida e conquistou o direito de disputar o título nacional logo em sua primeira temporada.
Na decisão, o time da Região Nordeste do Brasil venceu três dos quatro jogos da série contra o Corinthians/Americana e conquistou o título do principal campeonato de basquete feminino do Brasil logo na sua primeira temporada no basquete.
Mais do que consolidado no basquete feminino após sua primeira temporada disputando o campeonato nacional, o Sampaio Corrêa só tende a crescer no esporte da bola laranja. E se depender da fanática e fervorosa torcida tricolor, que lotou as dependências do Ginásio Castelinho nos Jogo 3 e 4 da Final da LBF CAIXA, o time maranhense brigará pelo topo mais uma vez temporada que vem.
“Nossa intenção é só melhorar. Não podemos nos acomodar depois de um título ganho. Vamos conversar bastante entre nós e quem sabe continuamos juntas nas próximas temporadas para colocar o nome do Sampaio Corrêa cada vez mais alto no cenário do basquete brasileiro”, disse Palmira, do Sampaio.
“No meu coração e no da torcida o Sampaio Corrêa Basquete está mais do que consolidado no basquete feminino. Conquistamos uma campanha muito linda durante essa temporada e esperamos que só melhore nas próximas temporadas”, comentou a ala Isabela Ramona, do Sampaio Corrêa”, declarou a ala Isabela Ramona.