Foi uma temporada histórica para o basquete feminino brasileiro. Neste sábado, o Jogo das Estrelas da LBF CAIXA, realizado no Ginásio Taquaral, em Campinas (SP), foi responsável por coroar o grande trabalho feito por todos os envolvidos e por fechar a edição 2015/2016 da competição nacional com chave de ouro.
Para acompanhar a este grande evento, o público lotou as dependências do ginásio no interior do Estado de São Paulo e abrilhantou ainda mais o espetáculo, que teve a armadora Bárbara, do Corinthians/Americana e do time Magic Paula, como campeã do Desafio de Habilidades, a ala Tatiane, do Uninassau/América e do time Rainha Hortência, ganhando o título dos Torneio de 3 pontos, e o Time Hortência levando a melhor sobre o Time Magic Paula na partida, por 79 a 78.
“Nós atletas ficamos muito felizes ao saber que o Jogo das Estrelas 2016 seria realizado. Só de ter Paula e Hortência aqui com a gente já foi algo histórico. Um evento como esse só prova que o basquete feminino está crescendo e tenho certeza que as próximas temporadas serão ainda melhores”, comentou a armadora Débora.
“Melhor que uma festa como essa é difícil. Ponte Preta homenageada, Paula e Hortência e tudo isso em uma cidade que respira muito basquete foi muito legal, fechamos a sexta edição da LBF CAIXA com chave de ouro”, comentou a armadora Adrianinha.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
A emoção tomou conta da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA desde o início. Com seis equipes em disputas, os elencos das equipes que disputaram a sexta edição do principal campeonato de basquete feminino do Brasil ficaram recheados de grandes jogadoras e o equilíbrio tomou conta da fase de classificação.
A primeira fase da LBF CAIXA foi divido em duas brigas acirradas na tabela. Na disputa pela primeira colocação da tabela de classificação, Corinthians/Americana, América de Recife e Sampaio Corrêa lutaram até a última semana de jogos para ver quem terminaria a fase de classificação do campeonato nacional na frente.
Já a outra disputa acirrada foi pela quarta colocação geral da tabela, a última que daria vaga para os playoffs. Depois de muito equilíbrio no primeiro turno, o Maranhão conquistou uma melhor campanha no 2º turno e desbancou Santo André e Presidente Venceslau na briga que valeu a classificação para a disputa da fase final da LBF CAIXA.
Logo na primeira rodada dos playoffs os times que fecharam a primeira fase em 3º e 4º lugar, respectivamente América de Recife e Maranhão, saíram na frente em suas respectivas séries e confirmaram mais uma vez todo o equilíbrio que tomou conta da temporada 2015/2016 do principal campeonato de basquete.
Depois de saírem perdendo, Corinthians e Sampaio Corrêa se recuperaram e, com duas vitórias nos dois jogos seguintes, conquistaram a vitória em suas séries semifinais e protagonizaram a grande decisão da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA.
Realizado em série melhor de cinco jogos, a Final do campeonato nacional começou com o caçula Sampaio Corrêa surpreendendo e vencendo as duas primeiras partidas do confronto, ambas realizadas no interior paulista. Com chance de conquistar o título ao lado de seu torcedor, o time maranhense viu o Corinthians vencer o Jogo 3 da série, mas voltou a triunfar no Jogo 4 e garantiu o título da LBF CAIXA.
A festa protagonizada pela torcida do Sampaio Corrêa nas duas partidas da Final, que colocou mais de seis mil pessoas no Ginásio Castelinho nos dois jogos, somada ao grande evento realizado neste sábado em Campinas só mostrou que o basquete feminino brasileiro viveu uma temporada história e que essa edição da LBF CAIXA foi fechada com chave de ouro.
“O evento foi muito lindo. O público compareceu em peso, a organização foi incrível. O jogo mesmo sendo festivo foi muito disputado e isso é muito gostoso. Então acho que esse Jogo das Estrelas só consagrou a grande temporada que foi a de 2015/2016 da LBF CAIXA”, disse a pivô Carina, do time Magic Paula e do Sampaio Corrêa.