A sexta edição da LBF CAIXA terminou há dois meses e a próxima temporada está prevista para começar apenas em novembro deste ano. Para matar as saudades do principal campeonato de basquete feminino do Brasil, vamos lembrar o que de melhor aconteceu no primeiro turno da fase de classificação do campeonato.
Com equilíbrio na tabela de classificação desde as primeiras rodadas, a primeira parte da fase de classificação teve recordes históricos, grandes contratações, sequência de vitórias, entre outros diversos momentos importantes.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
Confira dados, curiosidades e tudo de que aconteceu de melhor no primeiro turno da LBF CAIXA 2015/2016:
Boa estreia
O Corinthians/Americana começou a sexta edição da LBF CAIXA com a “mão direita”. Em casa, no Ginásio do Centro Cívico, a equipe alvinegra venceu o Santo André/APABA, por 84 a 73, na partida que marcou a abertura do principal campeonato de basquete feminino do Brasil.
Para a história
Na segunda rodada da fase de classificação, em Recife (PE), o Sampaio Corrêa Basquete saiu de quadra com vitória acachapante sobre o Uninassau/América por 88 a 56, primeiro triunfo do time maranhense na história da LBF CAIXA.
Clássico maranhense
Depois conquistar seu primeiro triunfo no campeonato, o Sampaio Corrêa se preparou para encarar o Maranhão Basquete, no primeiro clássico entre times do Estado do Maranhão na história da LBF CAIXA. Ao final do jogo, vitória incontestável do Sampaio pelo placar de 72 a 52.
Especial
No primeiro jogo da rodada dupla entre Maranhão e Corinthians/Americana, a pivô Clarissa foi a principal destaque da vitória corintiana, por 84 a 78, ao sair de quadra com 26 pontos e incríveis 23 rebotes recuperados. Com o total de sobras, Clarissa igualou o recorde histórico da LBF CAIXA no fundamento, que pertencia a ela mesma.
Além disso, a pivô do Corinthians saiu de quadra com 38 pontos de valorização e marcou a melhor marca de toda a temporada 2015/2016 da LBF CAIXA no fundamento.
Primeira prorrogação
Além da noite mais do que especial para Clarissa, a partida entre Maranhão e Corinthians também marcou como o jogo da primeira prorrogação da sexta edição da LBF CAIXA. Melhor durante os cinco minutos, a equipe do interior do Estado de São Paulo venceu o tempo extra por 15 a 9 e saiu de quadra com a vitória por 84 a 78.
Recordes batidos
O começo da temporada foi muito especial para a armadora Tainá Paixão, do América de Recife. Primeiro Tainá anotou seu novo recorde pessoal em pontos na LBF CAIXA, com 20 tentos anotados, contra o Sampaio Corrêa. Depois, a armadora deu nove assistências contra o Maranhão e estabeleceu a melhor marca de sua trajetória no campeonato nacional e a 3ª melhor da temporada 2015/2016.
#Jogoujunto
Falando em assistência, a armadora Natália, do Presidente Venceslau, distribuiu dez passes resultantes em cestas no duelo contra o América de Recife e empatou a melhor marca de sua trajetória na LBF CAIXA e também a melhor marca de toda a temporada 2015/2016 do campeonato.
Na raça!
No banco, mas sem a intenção de entrar em quadra, a experiente armadora Adrianinha foi protagonista do triunfo do América de Recife sobre o Santo André. Voltando de lesão, Adrianinha atuou por 12 minutos, anotou 12 pontos e ajudou sua equipe a sair de quadra com vitória por 76 a 70.
Início avassalador
O Corinthians/Americana foi o grande time das primeiras semanas da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA. O time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini venceu seus cinco primeiros compromissos e largou na frente no campeonato nacional.
Grande reforço
Depois de perder uma boa parte da fase de classificação se recuperando de lesão, a pivô Damiris, do Corinthians/Americana, voltou às quadras em duelo contra Presidente Venceslau, já com 20 pontos.
Enfim, vitória
Depois de duras seis partidas seguidas com resultado negativo na sexta edição da LBF CAIXA, o Maranhão conquistou seu primeiro triunfo no campeonato após vitória sobre Presidente Venceslau pelo placar de 62 a 56.
Efeito Casanova?
Curiosamente, o Maranhão venceu sua primeira partida na LBF CAIXA no dia da estreia da armadora cubana Ineidis Casanova. Destaque do time nordestino no campeonato, Casanova saiu de quadra 14 pontos, quatro rebotes, quatro assistências e três roubos de bola em seu primeiro jogo no Brasil.
Chutou a porta
O América de Recife venceu os quatro jogos que atuou fora de casa durante o primeiro turno. Triunfos duplos contra o Santo André e Presidente Venceslau.
Nos dois lados
O Sampaio Corrêa apresentou desempenho dominante nos dois lados da quadra durante todo o primeiro turno da fase de classificação. A equipe da técnica cubana Lisdeivi Pompa anotou 77,8 pontos de média na primeira metade da temporada e sofreu apenas 57,1 pontos por jogo.
Grande tabu
Presidente Venceslau foi a única equipe da LBF CAIXA que não conquistou vitórias no primeiro turno. O time do interior do Estado de São Paulo entrou em quadra em dez partidas e saiu de quadra com resultado negativo em todas.
E que corrida…
O América de Recife viveu seu grande momento da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA durante o primeiro turno, quando venceu seis partidas seguidas. Foram resultados positivos sobre Santo André (duas vezes), Presidente Venceslau (duas vezes) e Maranhão (duas vezes).
Marca negativa
Mesmo mostrando um dos melhores sistemas defensivos de todo o campeonato nacional, o Corinthians tomou as duas piores pontuações da temporada 2015/2016. Foram derrotas paro Sampaio Corrêa, por 90 a 57, e para o América de Recife, por 90 a 67.
Chegou causando!
Com a pausa para as festas de final de ano, o América de Recife foi ao mercado e conseguiu oficializar a contratação da pivô Érika de Souza. Mesmo com apenas duas partidas no primeiro turno, Érika saiu de quadra com respectivos dois pontos e 11 rebotes e 16 pontos e 12 rebotes destas partidas.
Equilíbrio, ou não?
O 1º turno da fase de classificação foi muito disputado entre as seis equipes e terminou com Corinthians/Americana, Sampaio Corrêa e América de Recife empatados na liderança da tabela de classificação, com campanha de oito vitórias em dez partidas disputadas, e também muita briga pela 4ª colocação.