Da redação, em São Paulo (SP) – 09.10.2025
Depois de começar a temporada 2025 do LBF nas Escolas em Santo André, o projeto seguiu nesta semana em mais três cidades paulistas. Escolas de Campinas, Ourinhos e da capital receberam atletas adas equipes que disputam a LBF CAIXA, o campeonato brasileiro do basquete feminino, para atividades de integração entre as profissionais e os jovens aprendizes.
Na segunda-feira (06.10), a EE Prof. Sebastião Ramos Nogueira recebeu o time do Unimed Campinas para atividades que incluíram palestras, bate-papo e, claro, basquete na quadra da escola que conta, inclusive, com um time feminino da modalidade. A experiência rendeu um enorme aprendizado a cerca de 150 alunos
Depois foi a vez do LBF nas Escolas chegar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Adelaide Pedroso Racanello, em Ourinhos, onde aproximadamente 280 alunos, entre 11 e 13 anos, tiveram a oportunidade de um contato direto com a equipe do Ourinhos/AOBE.
E nesta quarta-feira (08.10), as atletas profissionais do Corinthians foram a EMEF Epitácio Pessoa, na Zona Leste de São Paulo. Mais um dia incrível de troca de experiências, onde as jogadoras passaram um pouco do que sabem para os alunos e eles se encantaram com cada palavra que ouviram.
Para o superintendente da Liga de Basquete Feminino, Fernando Maroni, o projeto é de extrema importância para a modalidade por uma série de motivos.
“O LBF nas Escolas, hoje, é um programa fundamental e está incorporado no calendário anual. Então, esse período de setembro a novembro, que é de pós-competição, a gente realiza isso e ele tem uma série de porquês. Primeiro, naturalmente, o contato com todas as crianças, o estímulo da prática esportiva e, também, levar o basquete feminino para perto delas. A gente sabe a importância que isso tem depois, na transformação dessa criança em um potencial fã e praticante do basquete”, detalhou Maroni.
O dirigente da LBF ainda destacou o valor de cada contato direto entre atletas e alunos, proporcionado através do LBF nas Escolas.
“Com uma simples ação como essa, a gente consegue despertar o interesse pela prática esportiva. Além disso, pensamos sempre em aproximar as atletas, que às vezes parecem distantes ou que, por vezes, estão na rotina de atletas e elas mesmas não entendem a importância que têm de fato. Para as crianças, elas são referência de sucesso, de uma carreira bem-sucedida, então colocá-las perto das crianças é muito importante”.
Buscar essa aproximação e inserir o basquete e seus ídolos na vida dos jovens é realmente objetivo na LBF. E proporcionar esse contato, levar esse entusiasmo na vida das crianças, é meta de todos da Liga.
“Acho que a palavra do LBF nas Escolas é inspiração. E, de fato, poder influenciar a sociedade de uma forma positiva é incrível. É o que a gente busca fazer nessas comunidades que a gente consegue atingir, que são as cidades onde tem as equipes da LBF CAIXA. É onde a gente busca devolver um pouquinho do carinho que o público que torce, que acompanha o nosso campeonato”, destacou Maroni.
Junto a Liga de Basquete Feminino, estão todos os parceiros e patrocinadores, que também fazem questão de manter e, cada vez mais aumentar, ações como essa.
“Hoje não existe LBF sem esse tipo de ação. A gente também tem os projetos sociais, que acontecem durante o a temporada da Liga regular, que cada time desenvolve, mas essas ações fazem todo sentido, é um papel nosso e isso compartilha valores também dos nossos patrocinadores. Para todos eles, é fundamental o desenvolvimento dessas ações”, concluiu Fernando Maroni.
A próxima edição do LBF nas Escolas está marcada para o dia 22 deste mês, em Maringá (PR).
A LBF CAIXA conta com o patrocínio master da CAIXA e Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios oficiais de Eletrobras, Renata e Roller e tem a Molten como bola oficial, a TV Brasil e a ESPN como emissoras oficiais, o UOL, o GE EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros de mídia oficiais, a parceria da Udiaço e Multilog e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de TAM Executiva e Cirúrgica Fernandes.