Foi com surpresa que o mundo do basquete soube que o Avenida, de Salamanca, Espanha, chegou a um acordo para não mais continuar em seu elenco com a pivô brasileira Érika de Souza, que ainda tinha contrato para esta temporada no time salmantino aliás.

Aos 37 anos e dona de inúmeros títulos pelo Salamanca, Érika está livre no mercado e currículo não lhe falta para conseguir nova agremiação. Ela é a terceira maior vencedora da história da Liga Espanhola Feminina com oito canecos, atrás apenas de Amaya Valdemoro (9) e Rosa Castillo (10). Além dos troféus na Espanha, há Euroliga, Copa da Rainha e muito mais em seu caminho cheio de glórias pelo país por onde atua desde 2003 – passagens por Barcelona e Ros Casares e Avenida, onde estava em sua segunda passagem desde 2016/2017.

Em nota, o Avenida  disse que “não há palavras de agradecimento suficientes para Erika em todo o tempo que passou na equipe de Salamanca, o que significou um elo entre jogador, equipe e fãs, coincidindo com as etapas mais gloriosas da história do clube”. Na noite desta quarta-feira ela provavelmente estará no ginásio para receber uma ovação dos torcedores salmantinos.

Ao contrário do que pode parecer uma saída 100% amistosa, Érika foi ao seu Instagram e deixou uma mensagem enigmática fazendo alusão a um relógio antigo e seu valor. Na nota do Avenida, há um trecho que diz o seguinte: “Não resta mais do que desejar muita sorte no aspecto profissional dela, com a mentalidade dos Jogos Olímpicos com sua seleção e, acima de tudo, no lado pessoal de uma jogadora e pessoa sem paralelo”.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos desta que é uma das melhores pivôs da história do basquete brasileiro e certamente uma das melhores do planeta nos últimos anos.