A Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciou esta semana a sede do Mundial de 2022 Feminino. Será na Austrália, onde o basquete feminino brasileiro tem excepcionais memórias. Foi lá, em 1994, que as meninas conquistaram o campeonato mundial naquele timaço que era comandado por Paula, Hortência e Janeth.

E assim como há 25 anos, o Mundial de 2022 será disputado em Sydney. Será entre o fim de setembro e o início de outubro (em 1994 foram mais 3 sedes – Launceston, Hobart e Melbourne) no Parque Olímpico da belíssima cidade.

Se isso é um alento, o número de participantes, por outro lado, preocupa um pouco. O basquete feminino brasileiro não esteve no Mundial da Espanha, em 2018 (16 times), e tampouco jogará a Olimpíada de Tóquio (2021, com 12 seleções). No Mundial da Austrália em 2022, menos 6 times, ou seja, os mesmos 12 dos Jogos do (agora) próximo ano.

A gente torce para que o basquete feminino brasileiro continue em seu processo de evolução com o técnico José Neto e que esteja jogando na Austrália. Se será difícil atingir o mesmo resultado de quase três décadas atrás, ao menos as lembranças são maravilhosas. Desde já sorte às meninas.