(Sérgio Gramari/Divulgação)

Começa amanhã o único compromisso oficial da seleção brasileira feminina adulta em 2018. Em Tunja, na Colômbia, o time do técnico Carlos Lima defende uma hegemonia de 32 anos na competição. Desde 1986, foram 16 títulos seguidos – o último há dois anos, na Venezuela. E pra seguir vencendo a equipe conta com cinco atletas que estiveram na última edição da Liga de Basquete Feminino.

Lays (foto), armadora revelação de São Bernardo, fará a sua estreia no time adulto. Babi, de Campinas, também está na armação nacional. Tatiane Pacheco (agora no Instituto Babby) e Jaqueline (Santo André), marcam presença nas alas. A sempre regular Gil, no Campinas, reforça o garrafão brasileiro.

Além delas, figuras como Érika, Clarissa, Tainá, Izabella Sangalli, Raphaella Monteiro e Nádia, que brilharam recentemente na LBF, estarão no grupo. Completa o elenco a jovem Stephanie, jovem pivô de 18 anos formada em Osasco mas já a caminho dos EUA para estudar, treinar e jogar.

O Brasil está no Grupo A, com Paraguai, Venezuela e Chile. No B, Argentina, Colômbia, Equador e Peru. Os dois melhores vão para a semifinal, já se classificando para o Pré-Olímpico de 2019 (sem local definido).

A estreia será no dia 30 contra a Venezuela às 19h45. No dia seguinte, às 15h15, o Paraguai. No primeiro dia de setembro, Chile às 18h45. Semifinais no dia 3 e final no dia 4. Ainda não se sabe se alguma emissora exibirá a competição para o Brasil.

Que as meninas mantenham o troféu em casa.

Abaixo o time completo:

Armadoras: Babi (Campinas), Tainá e Lays (São Bernardo)
Alas: Tati Pacheco (Instituto Babby), Jaqueline (Santo André), Izabella Sangalli e Raphaella Monteiro
Pivôs: Clarissa, Érika, Gil (Campinas), Stephanie e Nádia

(Kiko Ross/CBB)