Chegou a hora, chegou a hora. Nesta sexta, Dia Internacional da Mulher, começa a edição 2019 da Liga de Basquete Feminino. O campeonato se inicia com o duelo envolvendo Araraquara e o atual campeão Campinas, em Araraquara e com transmissão da ESPN a partir das 19h.

Pra quem ainda não está sabendo, são 10 equipes participantes que se enfrentam em turno e returno na fase de classificação. Os oito melhores times se classificam às quartas-de-final, onde os duelos são em melhor de três. A decisão, em melhor de cinco partidas.

Tal qual aconteceu no último ano, todos os jogos serão exibidos pela Web, e semanalmente, às quintas-feiras, pela ESPN. Além das transmissões, pela 1a vez haverá o troféu de MVP para a melhor atleta de cada partida, algo que gosto bastante e que já acontece na Superliga de vôlei há alguns anos.

Os times seguem se reforçando, se beneficiando do novo calendário que permite a chegada das “estrangeiras” brasileiras que estão jogando na Europa e que estão em fase final de temporada, e certamente o nível técnico vai subir. Teremos meninas do nível de Érika de Souza, MVP recente e oito vezes campeã da Copa da Rainha da Espanha. Teremos, também, Clarissa dos Santos, destaque no basquete francês. Teremos Isabela Ramona, de volta depois de experiência na Espanha.

E teremos um técnico estrangeiro como técnico nesta LBF. Trata-se do argentino Cristian Santander, que é o técnico do Sampaio Basquete, o maior favorito, em minha opinião desta edição da Liga de Basquete Feminino.

Atrações, como se vê, não faltam. Sei que há muita novidade por vir, então vale a pena ficar ligadinho do começo ao fim nesta edição da LBF. Boa sorte, meninas. Boa sorte às comissões técnicas.