Era pra ser sofrido, difícil, com pressão em Bahía Blanca, Argentina. Mas a seleção brasileira feminina não ligou pra nada disso e passou por cima de Colômbia (61-33) e Argentina (77-55) para se classificar para o Pré-Olímpico Mundial de 2020, última etapa antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio no próximo ano.

Antes de entrar nos jogos na Argentina em si, vale dizer que o Brasil buscará, em fevereiro de 2020, a vaga em Tóquio 2020. O sorteio das chaves acontece em 27 de novembro, na Suíça, na sede da FIBA. Serão 16 seleções em quatro grupos com quatro países em cada um. Como EUA e Japão já estão classificados, efetivamente serão 14 países em busca de 10 vagas. A chave brasileira pode ser na França, Sérvia, Bélgica ou China.

Sobre os jogos em si, vale dizer o seguinte: como é bom um time feminino brasileiro voltando a dominar o continente como se fazia há algum tempo. Se o ataque ainda encontra problemas, sobretudo no jogo de meia quadra, a defesa foi muito boa – e não apenas contra times de médio pra baixo como Colômbia e Argentina

Contra os EUA, na derrota de 76-61 no dia 14 de novembro, o Brasil jogou muitíssimo bem, teve controle no primeiro tempo, mas cinco minutos fizeram com que a surpreendente vitória saísse das mãos. Isso foi o mais legal deste time de José Neto em mais um capítulo da reconstrução da equipe nacional. Com destaque absoluto pra Damiris, que ontem completou 27 anos e despachou 26 pontos nas argentinas com a maior facilidade do mundo.

Há intensidade, há entrega, há bagagem tática, há ciência do que as meninas estão fazendo. Se falta muita coisa, e este último capítulo pra Tóquio-2020 promete ser bem tenso dependendo da chave que o Brasil pegar, dá pra ficar mais animado com a seleção nacional com o basquete apresentado.

Moderno, arejado, disciplinado, com uma defesa absurdamente forte (que lindo dizer isso!) e com um senso coletivo que há anos a gente não via. Que a intensidade seja mantida para fevereiro de 2020, no Pré-Olímpico Mundial.