A Federação Internacional de Basquete sorteou ontem as chaves do Pré-Olímpico tanto do masculino quanto do feminino. E as meninas até que deram sorte, viu. O time do técnico José Neto jogará, entre os dias 6 e 9 de fevereiro de 2020, em Bourges, na França, contra as donas da casa, a Austrália e Porto Rico. Os três melhores da chave garantem vaga nas Olimpíadas de Tóquio.

E dá pra ficar bem confiante com o cenário apresentado. Se não há uma Nigéria ou Moçambique no grupo, o que facilitaria ainda mais as coisas, há Porto Rico, rival histórico e quase sempre abatido pelas seleções femininas brasileiras. Rival, este, não custa lembrar vencido duas vezes na gestão José Neto (no Pan-Americano por 64-58 e na Copa América, na disputa do bronze, por 95-66), o que aumenta ainda mais as chances da seleção feminina.

É óbvio, e com toda razão, que Neto e as meninas precisam pensar no todo, até porque fizeram jogo duro contra os Estados Unidos na Copa América de Bahía Blanca e isso mostra que o trabalho está sendo bem feito, mas o foco, no final das contas, deve ser vencer Porto Rico, carimbar a vaga em Tóquio e jogar duro contra Austrália e França, rivais que, até que se prove o contrário, ainda estão à frente do Brasil (mais as australianas, que deverão contar com Liz Cambage, que as francesas em minha opinião).

Foi um bom sorteio para a seleção brasileira. Agora é se preparar bem em 2020 para carimbar o passaporte para as Olimpíadas. Sorte às meninas.