O Jogo das Estrelas da LBF acontece neste sábado em Araraquara. Disso você já sabe, né? Um dos pontos altos do evento que contará com o jogo entre o Time Aline Moura e Rapha Monteiro, Desafio de 3 pontos, concurso de habilidades e torneio de enterradas será a homenagem que a geração mais vencedora do basquete feminino brasileiro receberá. Justíssima, né? As campeãs do Mundial em 1994 na Austrália estarão em Araraquara para serem homenageadas pela direção da LBF e também para receber aplausos do público que certamente encherá o ginásio Gigantão. E como há história entre o que se passou há 25 anos e o que vivemos hoje em dia no esporte e no mundo, hein.

No dia 12 de junho de 1964 Nelson Mandela era condenado à prisão perpétua. No dia 12 de junho de 2000 o ônibus da linha 174 foi sequestrado no Rio de Janeiro. Na verdade, no dia 12 de junho de muitos anos aconteceram muitas coisas. Na minha cabeça, porém, o dia 12 de junho ajudou a despertar uma grande paixão: a do basquete feminino. Foi ali que aprendi que tínhamos três geniais jogadoras (Paula, Hortência e Janeth). Lembro que tinha 11 anos e acordava, ao lado do meu avô e de meu pai, para ver aquelas partidas. Em minha memória seletiva e afetiva recordo (ou quero recordar) que vibrávamos com as cestas de Hortência, com os passes de Paula, com a volúpia de Janeth, com a graça de Helen, Roseli e Adriana e com a raça de Alessandra e suas queridas pivôs (Simone, Ruth, Leila, Cintia e Dalila).

Foi há 25 anos que a seleção feminina de Miguel Ângelo da Luz dava os passos rumo a eternidade de uma conquista tão linda quanto improvável – a última em torneio de expressão do basquete brasileiro aliás. Lideradas por Hortência (a cestinha da competição), Paula e Janeth (em média, 70 dos 98 pontos do time saíram do trio), aquela equipe encantou o mundo e merece lembranças pra sempre. Sinceros parabéns a Leila, Helen, Dalila, Alessandra, Cintia, Ruth, Simone Pontello e Roseli, além das três craques já citadas. A comissão de Miguel Angelo da Luz, Sergio Maroneze, Hermes Balbino e tantos outros.

Foi muito bom ter vivido aquele dia. Aquele Dia, o tal 12 de junho, também era dia dos Namorados. Mas quem liga para isso quando se tem um título mundial para comemorar?