Arilza (à direita) com Lais Elena e a primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Serra (Jorge Bevilacqua/Santo André Apaba)

A história do basquete feminino de Santo André se confunde com a imagem de Arilza Coraça. Assistente-técnica de Lais Elena durante quase 35 anos, Arilza atualmente é diretora do basquete feminino do time do ABC e Conselheira da Liga de Basquete Feminino.

O Na Cesta do Bala foi conversar com Arilza sobre a última edição da LBF, a avaliação da temporada da equipe dela e os próximos passos da competição. Confira o ótimo papo.

Qual a sua avaliação da edição de 2018 da LBF? O que melhorou dentro e fora de quadra?
ARILZA CORAÇA: A edição da LBF de 2018 teve evolução técnica das equipes participantes e também todos conseguimos notar que os clubes estavam, todos, muito melhor estruturados. Isso foi bem nítido pra todos nós. As transmissões da TV Gazeta, que é uma emissora de TV aberta, o que por si só já dá uma abrangência maior para o nosso produto, e também o fato de termos tido 100% dos jogos transmitidos via web foram muito importantes para a divulgação e resgate do basquete feminino brasileiro. Saímos orgulhosas dessa edição da LBF, sem dúvida a melhor que já disputamos. E nós estivemos em todas!

Como dirigente do tradicional time de Santo André, qual o ponto que ainda merece ser muito debatido?

ARILZA: Acho que este ponto é unânime, mas vale a pena reforçar. Creio sinceramente que precisamos pensar em cada vez mais melhorarmos a nossa estrutura de esporte. Precisamos sempre pensar em como devemos nos preparar para organizarmos um evento e não apenas um jogo de basquete. Já foi o tempo que uma pessoa saía de casa e buscava apenas uma atração esportiva em um ginásio de basquete. O tempo mudou, e várias atrações devem ser apresentadas aos fãs que vão aos nossos ginásios. Creio ser este o caminho pro basquete feminino voltar ao patamar em que se encontrava alguns anos atrás.

(Jorge Bevilacqua/Santo André Apaba)

Você consegue projetar os próximos passos de Santo André? Como o time pensa em se organizar visando a próxima temporada? Alguns reforços já estão aparecendo, não?

ARILZA: Conseguimos, sim. A cidade de Santo André quer continuar forte e competitiva, investindo como sempre fizemos no trabalho de base para que a renovação aconteça naturalmente com resultados positivos e focando também, claro, na contratação de talentos para reforçar o time adulto. É muito importante que tenhamos isso muito claro.

Você consegue fazer uma avaliação mais profunda sobre a chegada do Ricardo Molina à presidência da Liga? Quais pontos que evoluíram com a chegada dele e quais você acha que merecem mais atenção pros próximos anos?

ARILZA: O presidente Ricardo Molina, com sua experiência empresarial, montou uma equipe de trabalho com muita competência e foi incansável na busca da excelência. Tudo foi muito bem planejado, tudo o que aconteceu nesta edição de 2018 da LBF foi nos passado com uma antecedência incrível. Para próximos anos, penso que a busca de parceiros via Lei de Incentivo Fiscal deve ser a prioridade da gestão. Temos uma oportunidade incrível de crescermos e todos estão cientes de que, juntos, somos muito mais fortes.

(Jorge Bevilacqua/Santo André Apaba)