(Matheus Marques/Sampaio Basquete)

A temporada 2019 começou a todo vapor na semana passada. Na estreia, o atual campeão Campinas bateu o Araraquara por 70-57 com direito a 15 pontos de Ariadna. Em seguida, o Ituano venceu Sorocaba fora de casa por 88-77 com ótimas atuações de Luana (17 pontos e 6 rebotes) e Monica (16 pontos e 12 rebotes). No Rio de Janeiro, outra vitória de um visitante. Blumenau venceu a LSB com por 100-41 com 18 pontos de Lays em uma demonstração de força do time do Sul do país.

O grande destaque, na minha opinião, veio do clássico do Nordeste. Ainda sem contar com seus grandes reforços de garrafão (Érika e Clarissa, que ainda estão na Europa), o Sampaio Correa fez 40-12 no segundo tempo e venceu o Uninassau por 66-38. Além da quinta vitória consecutiva do Sampaio sobre o rival, chama atenção o desempenho de Raphaella Monteiro, um dos melhores nomes dessa nova geração.

Aos 24 anos e retornando ao país depois de uma temporada e meia em Portugal, a carioca, que fez ótima temporada justamente pelo Uninassau em 2016/2017 (12,6 pontos e 7,2 rebotes de média), fez exatamente o que sabe fazer em uma quadra de basquete: tudo. Uma das jogadoras que consegue desempenhar vários papéis no cenário nacional, Raphaella jogou por quase 37 minutos e foi brilhante com 28 de eficiência através de 17 pontos, 15 rebotes (ela é ala e tem 1,81m, hein…), três assistências e um roubo de bola. Enquanto esteve em quadra, seu time bateu o rival por 32 pontos, um ótimo índice e que mostra a sua importância.

A volta de Raphaella ao basquete nacional é uma das melhores notícias da LBF para essa temporada. Ela será muito útil à seleção brasileira feminina nos próximos anos e seu basquete precisa ser compreendido por aqui. Ótima defensora (inclusive de meninas mais fortes e altas que ela), boa passadora, pontuadora eficiente perto da cesta e desenvolvendo seu chute de fora, ela tem ainda muito a evoluir em todos os fundamentos mas se encaixa na categoria “faz-tudo” que é tão necessária para times se tornarem vencedores.

Sorte do Sampaio, que fisgou Raphaella antes da temporada e contará com ela por todo campeonato de 2019 da LBF.