Já está definido o próximo passo para a seleção feminina de basquete em relação a conquista da vaga olímpica para Tóquio-2020. E com direito a lista de convocadas e tudo. Após ganhar o Pan-Americano de Lima e conseguir a terceira posição na Copa América de Porto Rico, chegou a vez do Pré-Olímpico das Américas, penúltima etapa antes dos Jogos Olímpicos do próximo ano.

O Brasil está na sede de Bahía Blanca, Argentina, e enfrentará, pela ordem, EUA, Colômbia e Argentina em turno único (três jogos, sem final, o melhor avança). Como está no grupo que conta com os Estados Unidos, a chave argentina dará apenas uma vaga no Pré-Olímpico Mundial em fevereiro/2020. Sendo assim, a seleção brasileira feminina precisa obrigatoriamente ser melhor que Argentina e Colômbia para ficar com o posto ao lado das americanas.

O Brasil estreia em Bahía Blanca, na Argentina, no dia 14 de novembro, diante dos Estados Unidos. No dia 15, folga para todos os times. O Brasil volta à quadra no dia 16, contra a Colômbia e fecha a participação no dia 17 diante da Argentina, a dona da casa. A FIBA ainda irá divulgar os horários de todas as partidas.

Abaixo está a lista de convocadas do técnico José Neto, que decidiu manter a base que está trabalhando desde o começo de sua gestão no basquete feminino, mas com uma surpresa: a pivô Nádia Colhado está fora dessa vez.

No mais, está cada vez mais claro que Neto enxerga Tainá como ala-armadora, deixando a armação com Debora, Alana e Lays (esta de volta). As alas, aliás, estão bem fechadinhas com Tainá, Rapha Monteiro, Isabela Ramona, Taty e Patricia. Jovens pivôs como Mariana Dias, Stephanie, Jennifer, Vitoria Marcelino e Maria Carolina serão avaliadas nesta fase de treinamentos e têm chance de conseguir uma das 12 vagas na convocação final. A preparação começa no dia 1º de novembro, no Rio de Janeiro.

TABELA – PRÉ-OLÍMPICO DAS AMÉRICAS (Horários a confirmar)

14 de novembro: Brasil x EUA // Argentina x Colômbia
16 de novembro: Brasil x Colômbia // Argentina x EUA
17 de novembro: EUA x Colômbia // Brasil x Argentina

CONVOCADAS
Armadoras
Alana Gonçalo (Santo André/Apaba)
Débora Fernandes(SESI Araraquara)
Lays da Silva (Vera Cruz Campinas)

ALAS
Isabela Ramona (Uninassau)
Patrícia Teixeira (Vera Cruz Campinas)
Tainá Paixão (Sampaio Basquete)
Raphaella Monteiro (Ituano)
Taty Pacheco (Ituano)

PIVÔS
Clarissa dos Santos (Lyon Asvel-FRA)
Damiris Dantas do Amaral (Busan BNK Sum-KOR)
Mariana Dias (Vera Cruz Campinas)
Stephanie Soares (The Master’s University-EUA)
Vitória Marcelino (Sampaio Basquete)
Erika de Souza (San Sebastián-ESP)
Jennifer Nonato (Pró-Esporte Sorocaba)
Juliana Souza (Vera Cruz Campinas)
Maria Carolina Ferreira (Pró-Esporte Sorocaba)