(Vitor Bett)

A 10ª edição da LBF CAIXA vai começar no domingo em uma data pra lá de especial. O campeonato de 2020 mais uma vez terá a sua rodada de abertura no Dia Internacional da Mulher com o duelo paulista entre Ituano Basquete e Santo André/Apaba. A bola sobe às 15 horas (horário de Brasília), no ginásio municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP). Como nos últimos dois anos, o campeonato terá 100% de suas partidas transmitidas – a de estreia, por exemplo, será pela LBF LIVE, plataforma exclusiva da competição gerenciada pela TV NSports.

Os clubes participantes são: SESI Araraquara Basquete – SP, Santo André/Apaba – SP, Vera Cruz Campinas – SP, Pró-Esporte/Sorocaba – SP, Ituano Basquete – SP, Sodiê Doces/ LSB – RJ, Blumenau – SC e Sampaio Basquete – MA, o atual campeão.

Na primeira fase, todos se enfrentam em turno e returno. Nas quartas de final, serão quatro confrontos em séries melhores de três partidas (1º contra o 8º; 2º contra o 7º; 3º contra o 6º; e 4º contra o 5º), com vantagem de quadra para as equipes de melhor campanha. A fase semifinal também acontecerá entre três jogos, enquanto a grande decisão receberá cinco partidas para definir o campeão de 2020.

Além das atletas, claro, há novidades bacanas para notar fora das quadras. Parceiras desde 2018, Liga de Basquete Feminino e Wilson seguirão juntas. A empresa norte-americana renovou o vínculo com a liga e seguirá como a marca esportiva oficial do principal torneio feminino do país. Já identificada com a competição, a ‘rosinha’ será a bola oficial do campeonato. Além do fornecimento de bolas oficiais às oito equipes que disputarão o nacional, a parceria também prevê o fardamento de arbitragem e representantes oficiais da LBF nas partidas.

Outra grande novidade fala sobre a chegada da gigante aérea Gol, que passa a ser a companhia aérea oficial do torneio. Além da exclusividade na emissão das passagens aéreas, a empresa terá sua logomarca presente nos garrafões de todas as quadras da competição e na premiação da MVP de cada jogo, que passa a se chamar Troféu GOL Melhor Jogadora da Partida.

Boa sorte às equipes a partir desse domingo.