Todo mundo sabe, e comemora até agora, a conquista do ouro no Pan-Americano de Lima desde sábado. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas é hora de pensar na final da Liga de Basquete Feminino que começa já nesta sexta-feira. E com cinco campeãs do Pan em quadra.

Disputada em melhor de cinco partidas, a decisão envolve os dois melhores times da fase de classificação e um tira-teima entre as equipes que têm dominado o cenário nacional das meninas nos últimos anos. Na sexta-feira e no domingo teremos os jogos 1 e 2 em Campinas, quando o time local recebe o Sampaio. A ESPN Extra e a TV NSports exibem as duas partidas às 20h e 18h, respectivamente. Promessa de casa cheia e homenagens mais que merecidas a elas.

Pelo Sampaio, Tainá, a cestinha da decisão com 24 pontos, Raphaella Monteiro, o dínamo chamado Clarissa e Tati Pacheco. Do outro lado, Patty, ala titular da seleção de José Neto, além de Carla Lucchini, que foi ao Pan-Americano no 3X3 e voltou com o quarto lugar na bagagem.

Além do duelo em quadra, olho nos técnicos também. O veterano Antonio Carlos Vendramini está em sua última temporada como treinador e quer se despedir com mais um caneco em sua brilhante carreira. Pelo Sampaio Corrêa, Cristian Santander, argentino, quer se tornar o segundo estrangeiro a ganhar a LBF (a cubana Lisdeivi foi campeã pelo mesmo Sampaio dois anos atrás).

Quem vence os dois primeiros duelos da decisão da LBF? Emoção não vai faltar, isso eu prometo!