FAQ – PERGUNTAS FREQUENTES

 

O que é a LBF?

Conforme seu Estatuto Social (disponível na íntegra neste site), a Liga de Basquete Feminino é uma associação civil de direito privado com fins não-econômicos, de caráter desportivo na condição de liga nacional, formada por entidades de prática desportiva que desenvolvem o basquete feminino.

 

Quais são os objetivos da LBF?

A LBF tem como objetivos, entre eles, coordenar e promover a realização de torneio nacional de basquete feminino, conhecido como LBF CAIXA; desenvolver e incentivar a melhoria técnica e organizacional do basquete feminino; bem como contribuir para o progresso e atualização técnica e material dos associados filiados.

 

Como é composta a Diretoria da LBF?

A Diretoria da LBF é composta por Presidente, Vice-Presidente, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, eleitos através de Assembleia Geral entre os filiados. Também é composta pela Comissão de Atletas, por sua vez eleita através de pleito entre as atletas das equipes filiadas.

 

Quais cargos da LBF recebem remuneração?

Os cargos estatutários, nos quais estão englobados a Diretoria da LBF (Presidência, Vice-presidência, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comissão de Atletas), não recebem remuneração, exercendo funções de caráter voluntário. São remunerados somente os cargos operacionais, exercidos por funcionários ou terceiros, cujos vencimentos são aprovados pelo Conselho de Administração e demonstrados em balanço anual.

 

O que é a LBF CAIXA?

A LBF CAIXA é o principal torneio de basquete feminino do Brasil, realizado desde 2010 com a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), entidade máxima da modalidade no país. Engloba as principais equipes da modalidade, juridicamente nomeadas como Entidades de Prática Desportiva (EPD’s).

 

 
Quem pode participar da LBF CAIXA?

De acordo com o Estatuto Social da LBF, podem ser admitidas como associadas as EPD’s que possuem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), inscrição regularizada mediante federação estadual e CBB, estatutos e demais regimentos internos adequados às normas da LBF e pela legislação vigente, bem como cumprir os requisitos formais e obrigações pecuniárias estipulados pelo Conselho de Administração da LBF, demonstrando condições legais e financeiras de disputar os torneios. Além disso, devem aceitar os termos descritos no Regulamento Oficial do campeonato.

 

Qual o período de disputa da LBF CAIXA?

A LBF CAIXA é realizada anualmente, com início programado para 8 de março, no Dia Internacional da Mulher. O campeonato possui duração aproximada de cinco meses.

 

Como é disputada a LBF CAIXA?

Atualmente, o formato de disputa consiste em quatro fases:

Classificação: Fase inicial do campeonato, composta por jogos de turno e returno, com todas as equipes inscritas se enfrentando. As oito melhores colocadas ao fim da etapa passam à fase seguinte.

Playoffs: Fase final do campeonato, subdividida em outras três fases que consistem em confrontos definidos conforme chaveamento da fase de classificação.

Na fase quartas de final, são realizadas quatro séries definidas em até três partidas, cujos vencedores avançam à semifinal.

Na semifinal, são realizadas duas séries também definidas em até três partidas, cujos vencedores avançam à final.

Na decisão, por sua vez, as duas melhores equipes da temporada disputam o título em série melhor de cinco jogos. A equipe vencedora sagra-se campeã da temporada e conquista vaga para a Liga Sul-Americana do ano seguinte, assim como a vice-campeã.

 

O que é o Jogo das Estrelas LBF CAIXA?

O Jogo das Estrelas LBF CAIXA é o maior evento festivo de toda a temporada do basquete feminino no país. Criado em 2014, reúne as principais jogadoras da temporada, escolhidas por votação conduzida entre público, capitãs, imprensa e treinadores. A cada temporada, o JdE é realizado em uma sede diferente, e em sua programação também são disputadas competições que testam as mais variadas aptidões das atletas, como o Desafio de Habilidades, o Torneio de Enterradas e o Torneio de Três Pontos.

 

Como posso assistir a LBF CAIXA?

As partidas podem ser acompanhadas in loco, nos ginásios, ou à distancia, através de transmissão ao vivo pelo portal LBF LIVE (vide Menu principal). O acesso é gratuito.

 

Onde posso acompanhar a classificação e a tabela de jogos da LBF CAIXA?

A tabela de jogos, com resultados, classificação e estatísticas atualizadas, bem como o histórico de edições passadas, estão disponíveis neste site, na seção Classificação da aba LBF CAIXA do menu principal.

 

Preciso comprar ingressos para assistir aos jogos da LBF CAIXA?

A emissão de ingressos, bem como a cobrança de entradas, é facultativa às equipes. Interessados em assistirem aos jogos nos ginásios devem consultar a respectiva equipe mandante antes de se dirigirem às praças esportivas.

 

Existe(m) outro(s) canal(is) onde posso encontrar informações oficiais sobre a LBF e a LBF CAIXA?

Além deste site oficial, você pode encontrar informações referentes à LBF e à LBF CAIXA por meio das páginas oficiais da LBF nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), acessíveis pelos ícones dispostos no canto superior direito da página.

 

Como posso entrar em contato com a LBF?

As informações completas de contato, como endereço, telefone, e-mail e horário de atendimento estão disponíveis na aba Contato do Menu principal.

 

A LBF desenvolve trabalhos/projetos sociais?

A Liga de Basquete Feminino incentiva ações sociais e/ou ambientais ao oferecer o Prêmio LBF CAIXA Social à equipe que desenvolve o melhor trabalho, pontual ou contínuo, durante a temporada. A realização de tais ações possui caráter obrigatório quando da inscrição das EPD’s no campeonato.

 

O que é o LBF Nas Escolas?

Idealizado em 2018 pela Liga de Basquete Feminino, em parceria com o Instituto Janeth, que em seu primeiro ano levou a lendária jogadora à 23 instituições de ensino de nove cidades do país, o LBF nas Escolas consiste em aproximar a modalidade e as jogadoras da LBF CAIXA das crianças e adolescentes dos municípios nos quais a liga está inserida. Para participar da LBF CAIXA, as equipes participantes devem realizar visitas nas escolas e ações de integração com o público infanto-juvenil, trazendo novos torcedores e potenciais atletas para a modalidade.

 

A LBF organiza peneiras/testes de basquete?

A LBF é responsável apenas pela organização do campeonato nacional adulto de basquete feminino, não promovendo peneiras ou quaisquer testes de categoria de base, que ficam a cargo das próprias equipes filiadas.