Alana e Lays são algumas das novidades em Itu e Santo André (Nathane Agostini/Jorge Bevilacqua)

Fim da ansiedade! Após meses de espera, o torcedor do basquete feminino voltará a ver a bola rosinha quicando pelas quadras da LBF CAIXA no Brasil. A partida inaugural é neste domingo (8), às 15 horas (horário de Brasília), quando o Ituano Basquete recebe o Santo André/Apaba no ginásio Prudente de Moraes, em Itu, no interior de São Paulo. A partida também marca o início das transmissões na TV Cultura nas tardes de domingo (a partir do dia 15, sempre às 14h).

Finalista do último campeonato paulista, o Ituano Basquete quer alçar voos mais altos na liga nacional, após ter ficado nas quartas de final em seus primeiros dois anos. Para isso, o galo manteve sua base e trouxe reforços como a pivô Fabi (ex-Uninassau/Cabo) e atletas de seleção, como a ala/pivô Mari Dias (ex-Vera Cruz Campinas) e a armadora Alana, revelação da LBF CAIXA 2019 justamente pelo rival da estreia. Outro ex-Santo André que mudou de casa é Bruno Guidorizzi, comandante do grupo do ABC paulista pelas últimas duas temporadas e agora auxiliar de Antonio Carlos Barbosa no rubro-negro.

Galo manteve base e fez contratações pontuais (Juca Ferreira)

Uma das mais experientes do grupo, a ala Palmira mantém a cautela para a partida.

“As duas equipes se respeitam muito, até por ser um confronto muito direto. Acho que não há favorito, mas para gente que treina, que quer já sair com a vitória, a tem que sempre se portar como favorito, mas respeitando a equipe adversária, que a gente sabe que tem jogadoras de qualidade”, disse a tricampeã da LBF CAIXA em 2013, 2014 e 2016.

O Santo André sofreu mais mudanças em seu elenco em relação ao adversário. As novidades ficam pelas chegadas das armadoras Lays (da seleção brasileira, ex-Vera Cruz Campinas) e Ornela Pag Gonzales, argentina que figurou no TOP 10 de diversas estatísticas da última La Liga Argentina, além da pivô Maria Carolina, atual campeã da liga, pelo Sampaio. A técnica Arilza Coraça também conta com os retornos das duas maiores cestinhas da história da LBF CAIXA: a cubana Ariadna (2724 pontos), três vezes MVP da Liga que passou os últimos dois anos em Campinas, e Jaqueline (2250 pontos), melhor pontuadora de 2018 e que ficou fora de boa parte da última temporada para se dedicar à maternidade.

Elenco andreense também foi apresentado na quinta-feira (Jorge Bevilacqua)

Na apresentação do elenco na noite da última quinta-feira, Arilza projetou o duelo deste domingo e já indicou que a equipe terá importante desfalque no garrafão.

“Estamos confiantes na vitória. Temos um grupo de trabalho que veste a camisa e se ajuda muito. Não contaremos com a Simone em quadra, mas mesmo afastada ela viajará com a equipe, e ainda teremos na equipe a atuação das meninas da Apaba nas categorias de base sub-15 a sub-17, que se revezam participando dos treinamentos”, destacou a treinadora, assistente da saudosa Laís Elena no título da primeira LBF CAIXA, em 2011, e campeã paulista com a equipe em 2016.

Retrospecto favorável às andreenses

O histórico entre as equipes pela LBF CAIXA é todo favorável ao time do ABC paulista, que venceu todos os quatro confrontos entre 2018 e 2019. No último deles, em maio passado, vitória expressiva por 78 a 53, com 31 pontos da agora rubro-negra Alana.

Atrações e brindes para quem for ao ginásio

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o jogo também reserva ações especiais fora de quadra. Haverá distribuição de brindes do Supermercado Alvorada, patrocinador do Ituano Basquete, para as primeiras 70 mulheres que chegarem ao ginásio. A Espaçolaser também dará 50 vouchers ao público feminino que chegar com antecedência ao ginásio. Além disso, brindes exclusivos – para homens e mulheres -da Wilson , marca esportiva oficial da LBF CAIXA.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para organizar a LBF CAIXA. A competição tem a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial e a Wilson como marca esportiva oficial.

Abertura LBF CAIXA 2020

Ituano Basquete x Santo André

Domingo, 8 de março. 15h

Ginásio Prudente de Moraes – Praça Washington Luiz, s/nº – Jardim do Estádio – Itu-SP

Entrada Franca

Transmissão – TV Cultura