Com a mesma tecnologia usada na liga universitária dos EUA, a Wilson NCAA Gameball é a nova bola oficial da LBF CAIXA 2018 (Divulgação)

Faltam três meses para a bola subir em estilo para o LBF CAIXA 2018, em 8 de janeiro. Nesta terça-feira (10), a Liga de Basquete Feminino anunciou nova parceria com a Wilson, que fornecerá a bola oficial do próximo campeonato.

Fabricada com a mesma tecnologia utilizada pela NCAA (National Colegiate Athletic Association), principal liga de basquete universitário do mundo, a NCAA Gameball é feita de poliuretano, material de alto desempenho. Possui uma capa de absorção de umidade concebida especialmente para jogos em ambientes fechados, propiciando toque suave e aderência ideal às atletas.

Produzida na cor rosa, a nova bola oficial do LBF CAIXA é anunciada no mesmo mês de conscientização da prevenção ao câncer de mama. “Particularmente, sou fã da bola que a Wilson desenvolveu e fico muito feliz que será a bola oficial do campeonato. A cor rosa dá um toque especial à liga feminina, além de ser uma bola maravilhosa. Estamos felizes por esta parceria”, declarou Ricardo Molina Dias, presidente da LBF.

Para o gerente de Marketing da Wilson no Brasil, Pitt von Oertzen, o acordo é visto com bastante otimismo.”Para nós, da Wilson, essa parceria é muito importante. Estamos em busca de instituições que fazem um trabalho sério fomentando o esporte e acreditamos que a LBF cumpre bem esse papel”, afirmou. “Vamos começar essa parceria agora em 2018 e temos certeza de que vai ser algo muito bom e duradouro”, finalizou von Oertzen.

Karla Costa, tetracampeã do LBF CAIXA nos anos de Americana (ADCF/Unimed e Corinthians), aprova a nova bola: “Vai trazer mais realidade pro basquete feminino, fazendo com que a qualidade do arremesso não mude. O peso e medida se aproximam da bola usada nos principais campeonatos pelo mundo, realizados pela Fiba”, comemorou.

Parceria reativada

Modelo similar ao que será utilizado em 2018, em disputa pelas pivôs Silvinha (E) e Karen (D), na final da LBF 2011/2012 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

A marca norte-americana volta a fornecer a bola oficial para o LBF CAIXA após dois anos. O novo modelo é similar ao que já quicou pelas quadras da LBF na fase final da temporada 2011/2012. Duas temporadas depois, em 2014/15, e parte da 2015/16, foi a vez do modelo JET Competition ser utilizado no torneio.

Para 2018, a parceria vislumbra o fornecimento completo de bolas para todas as equipes participantes da competição, cujas inscrições vão até o dia 30 deste mês.

Com o anúncio, LBF e Wilson estudam ações de ativação da nova parceria junto aos torcedores ao longo da temporada 2018 – que vai de janeiro a junho -, contemplando também o Jogo das Estrelas, que será realizado em Santo André (SP).

Sobre a Wilson

Fundada em 1913, nos Estados Unidos, a Wilson é referência mundial no fornecimento de materiais esportivos, com destaque sobretudo nos mercados de tênis, basquete, vôlei e futebol americano. Desde 1989, é subsidiária da empresa finlandesa Amer Sports e, no Brasil, é representada pela Winners Sports.

Sobre a LBF e o LBF CAIXA

A Liga de Basquete Feminino foi fundada em 2010 e possui a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e apoio do Ministério do Esporte para realizar o campeonato nacional da modalidade, o LBF CAIXA. A competição tem o patrocínio master da CAIXA e, até o momento, já foram realizadas sete edições, além de quatro Jogos das Estrelas. O ADCF/Unimed Americana (posteriormente Corinthians/Americana) é o maior detentor de títulos, com quatro troféus.

Desde abril, possui nova gestão sob o comando de Ricardo Molina Dias, ex-gestor de Americana. Baseada nos pilares de transparência, planejamento e contrapartida, a LBF vem planejando uma série de ações inovadoras para a edição 2018. Entre elas, estão a transmissão via web de todas as partidas do campeonato – incluindo fase de classificação e playoffs, a inclusão de mascotes das equipes e o primeiro torneio de enterradas no Jogo das Estrelas, que será realizado em abril.

A ala Karla Costa, nos tempos de Corinthians/Americana, com o modelo JET Competition. A nova bola “vai trazer mais realidade” ao jogo, segundo a tetracampeã  (Paulo de Tarso)