Andreia (primeira à esquerda) estará em Tóquio (Fábio Leoni)

A LBF estará representada nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A árbitra internacional Andreia Regina Silva foi selecionada nesta quarta-feira (24/3) pela Federação Internacional de Basquete, a FIBA, para compor o quadro de oficiais do apito no Japão.

Andreia será a única mulher brasileira a apitar o basquete em Tóquio – irá representar o país ao lado de Guilherme Locatelli, de Santa Catarina, que também pertence ao quadro de arbitragem da LBF.

“Estou em êxtase. Quase não acredito ainda. A ficha está caindo as poucos. Agora é preparar fisicamente e tecnicamente, com o conhecimento de regras em inglês, para fazer um bom papel como árbitra e um bom trabalho em equipe, que é o objetivo da família FIBA”, disse a oficial.

Em ação pelo Jogo das Estrelas da LBF 2015 (Arquivo LBF)

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, marcados anteriormente para 2020 e adiados por conta da pandemia de covid-19, estão previstos entre 25 de julho e 7 de agosto de 2021.

Esta é a primeira convocação olímpica da carreira de Andreia, 41, que apita oficialmente desde 1998 e pertence ao quadro internacional da FIBA desde 2011. Ela se tornará a terceira brasileira a representar o país nas Olimpíadas, após Tatiana Steigerwald (Atenas-2004) e Fátima Aparecida da Silva (Pequim-2008).

“É um sonho realizado, com a benção de Deus. Vou fazer o meu melhor, pode ter certeza”, conclui Andreia, que ainda não tem data certa para desembarcar na terra do sol nascente e aguarda mais instruções da FIBA.

Andreia entrou em quadra na vitória do Vera Cruz Campinas sobre o AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva, pelo jogo de abertura da temporada. Na ocasião, Tatiana Steigerwald – a primeira árbitra brasileira da história dos Jogos Olímpicos modernos -, foi a representante oficial da LBF no jogo.

Andreia Silva acompanha Babi, do Vera Cruz Campinas, na abertura da LBF 2021 (Fábio Leoni)

Carlos Renato dos Santos, diretor do departamento de arbitragem da LBF, também comemora a notícia olímpica:

“É um orgulho para a LBF ver mais uma árbitra brasileira nos Jogos Olímpicos. Temos feito um trabalho ativo para termos mais mulheres apitando em quadra e essa ida da Andreia (para a Olimpíada) fortalece ainda mais isso, pois ela é uma referência para a nova geração de árbitras. Ela construiu uma carreira sólida, tendo sido constantemente convocada para competições internacionais, pela seriedade do trabalho e da sua qualidade como árbitra”, diz Renatinho, que também representou o país nas Olimpíadas de 2000 e 2004 – tendo apitado as duas decisões masculinas.

A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.