Monteiro liderou Sampaio ao bi em 2019 (Diego Maranhão)

Atual campeão da LBF CAIXA, o Sampaio Basquete sai na frente no mercado para brigar por mais um título. Depois de trazer Isabela Ramona, Tainá Paixão, Tati Pacheco e o técnico Virgil Lopez, o tubarão anunciou nesta terça-feira (21/1) o retorno da melhor jogadora da última edição, Raphaella Monteiro.

“Estou feliz em estar de volta. Vamos trabalhar por mais um ano vitorioso, visando o título. O profissionalismo, o trabalho competitivo e a receptividade dos maranhenses são coisas que contaram muito para que eu retornasse”, declarou a jogadora.

A carioca de 24 anos e 1,81m teve um 2019 de ouro. Com atuações e números consistentes, a camisa 5 liderou o Sampaio em quadra desde o começo do campeonato, especialmente no período em que as repatriadas Tainá Paixão, Clarissa e Briahanna Jackson ainda não haviam desembarcado em São Luís.

Melhor temporada da carreira foi coroada com o prêmio de MVP do campeonato (Matheus Marques)

De 25 jogos, Monteiro foi a mais eficiente e a MVP em 10 deles – recordista no quesito. Terminou a campanha vitoriosa com 11,7 pontos, 7,4 rebotes, 17,6 em eficiência, 4 duplos-duplos e o segundo melhor aproveitamento de toda a LBF CAIXA nos arremessos de 2 pontos (56,3%). Também entrou para o quinteto ideal da temporada, ao lado de Melisa Gretter, Izabela, Aline Moura e Érika.

Além do êxito com o clube, Rapha integrou a Seleção medalha de ouro do PAN 2019 e bronze da Copa América. Nas últimas semanas, treina com o grupo em preparação ao Pré-Olímpico de Bourges, na França. O Brasil brigará com Austrália, Porto Rico e a seleção da casa por uma vaga em Tóquio.

Ala ajudou o Brasil a conquistar o PAN após 28 anos (Alexandre Loureiro/COB)

Após a conquista do seu primeiro título nacional, a ala teve uma breve passagem pelo Ituano Basquete, ao lado de Tati Pacheco, quando ambas foram vice-campeãs do paulista.

A revelação da LBF CAIXA 2016/2017 tem quatro temporadas e dois Jogos das Estrelas no currículo – em 2019, inclusive, foi uma das capitãs, após ter sido escolhida por votação entre público geral, imprensa, técnicos e capitãs das dez equipes da LBF CAIXA. Antes de ser repatriada pelo Sampaio no ano passado, Monteiro foi campeã da Liga Portuguesa Feminina e da Supertaça lusitana em 2018 pelo União Sportiva, dos Açores.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da LBF, que organiza a LBF CAIXA e possui a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Sua última equipe havia sido o Ituano Basquete (Juca Ferreira)