Gil será uma das lideres da Uninassau na temporada (Arquivo/Paulo Tarso)

A LBF CAIXA 2018 segue na noite desta terça-feira (16) com o primeiro duelo nordestino da LBF CAIXA. Sampaio Basquete e Uninassau medem forças no Ginásio do Castelinho, em São Luís, às 21 horas, horário de Brasília (20h locais). A partida terá transmissão da LBF LIVE.

Reformulado com o auxílio da campeã Iziane, o Sampaio Basquete inicia sua campanha em busca do segundo título da LBF CAIXA, tendo no comando Virgil Lopez, que também participou da conquista em 2016, como assistente de Lisdeivi Pompa. Seu elenco tem nomes como os das pivôs Ega e Karina Jacob, que dão experiencia ao garrafão tricolor, das alas Leila e Joice Coelho, que retornou da Espanha para a competição. A Bolívia também trouxe a armadora Briahanna Jackson, única norte-americana da LBF CAIXA até o momento.

“Primeiro jogo da temporada tem a particularidade dos elencos novos se enfrentando. Nossa dedicação foi intensa nas duas semanas e meia de trabalho, a fim de construir referências coletivas, tanto ofensivas, quando defensivas; vamos fazer com que isso seja aplicado”, comentou Virgil, que também está alerta com o primeiro adversário do ano. “É um time que tem história no basquete feminino e este confronto já se tornou um clássico. Nesse contexto, estamos bem e cientes que será um jogo duro”, complementou o francês.

Com mais tempo para preparar o time para a LBF CAIXA, realizando diversos jogos amistosos nos últimos meses, Roberto Dornelas dará rodagem a um elenco mais jovem, com nomes como Debora, Nicolle, Maria Carolina e Jennifer, pivô de apenas 15 anos. A  armadora cubana Casanova é a única remanescente do time titular que alcançou o vice-campeonato em 2017. Gil é outra que permaneceu na equipe e tem a missão de ser uma das líderes em quadra.

“Treinamos muito, de forma incansável. Sabemos que ainda temos muito o que fazer e que erros vão acontecer na estreia. Mas dos dois lados. Elas ainda terão a pressão de jogar com a obrigação de vencer bem dentro de casa. Espero que a gente saia com um bom resultado do Maranhão”, disse a pivô da Uninassau, que também elogiou o treinador adversário: “É extremamente competente e estrategista também. Cabe a nós aproveitar um pouco dessa vantagem física, executar bem as nossas jogadas e explorar o melhor de cada uma; estamos em busca de um resultado positivo nessa estreia”, acrescentou.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.