27 anos e 26 pontos para Damiris (Divulgação/FIBA)

* Com informações da CBB

O Brasil está classificado para o Pré-Olímpico Mundial. Em clássico movimentado e nervoso em Bahía Blanca, a seleção feminina venceu a Argentina por 78 a 55 em grande noite da aniversariante Damiris e fechou o Pré-Olímpico das Américas com seu objetivo cumprido. Após um primeiro quarto equilibrado, o Brasil conseguiu a dianteira nos dez minutos seguintes e depois manteve-se à frente do marcador para carimbar seu lugar entre as 16 melhores seleções femininas do mundo.

Damiris terminou o duelo com 26 pontos e 13 rebotes, um duplo-duplo. Tainá Paixão fez 16 pontos, com três rebotes e quatro assistências.Clarissa fez seis pontos, com sete rebotes.

Agora, em 2020, o Brasil vai em busca da vaga em Tóquio 2020. O sorteio das chaves acontece em 27 de novembro, na Suíça, na sede da FIBA. Serão 16 seleções em quatro grupos com quatro países em cada um. Como EUA e Japão já estão classificados, efetivamente serão 14 países em busca de 10 vagas. A chave brasileira pode ser na França, Sérvia, Bélgica ou China.

Argentinas tentaram endurecer a partida, mas sucumbiram ao poderio brasileiro (Divulgação/FIBA)

O Brasil começou o duelo abrindo 7 a 0, com boa presença de Damiris e Tainá, mas a Argentina, empurrada pela torcida, equilibrou o jogo, virando para 17 a 14 no último minuto do período. Damiris, mais uma vez, apareceu bem, com bola de três, chegando aos dez pontos e igualando o período em 17 a 17. Rapha ainda teve, no contra-ataque, a bola para virar, mas o cronômetro estourou antes.

O segundo quarto também foi de pressão hermana. A Argentina conseguia equilibrar o jogo na base da vontade. No Brasil, Clarissa era fulminante, chegando a quatro bolas de três em quatro tentadas, 100% de aproveitamento e 20 pontos. Ramona também entrou bem, ajudando com quatro pontos. Na Argentina, Luciana De la Barba, com oito pontos, e Larissa Boquete, com sete, eram o desafogo ofensivo. Faltando dois minutos de período, o Brasil vencia por 39 a 32. Ramona ainda meteu bola para três e o Brasil foi para o intervalo vencendo por 46 a 37.

A defesa do Brasil voltou incomodando mais a Argentina. Em quatro minutos, as hermanas estavam zeradas. Em bola linda de Tainá, o Brasil colocou sua maior vantagem: 50 a 37. A Argentina chegou a ensaiar uma reação com Llorente, mas Patty meteu bola para três pontos e logo esfriou as rivais. Mantendo a solidez defensiva, o Brasil fechou a parcial em 14 a 4 e abriu 60 a 41.

No último período, a seleção manteve a boa defesa e também aproveitou os dez minutos finais para dar tempo de quadra para jovens como Lays, Mari Dias e Stephanie Soares. Com a boa margem de vantagem, o time administrou o marcador e faltando cinco minutos vencia por 63 a 45. De volta à quadra, Damiris chegou aos 26 pontos, e o Brasil colocou 69 a 47, faltando três minutos para o fim do duelo. Com tudo decidido, bastou contar os minutos para a vitória por 78 a 55.

Em fevereiro, Seleção tem último desafio para ir em definitivo à Tóquio (Divulgação/FIBA)