Blumenau não perde uma partida no estadual desde 2016 (Divulgação/Basquete Blumenau)

Com mais uma campanha irretocável, Blumenau conquistou o tricampeonato consecutivo do campeonato catarinense. A equipe do técnico João Camargo bateu Jaraguá do Sul na grande decisão por 67 a 36 e garantiu o segundo troféu do semestre – já havia levantado o campeonato Sul-Brasileiro em setembro. Itajaí ficou com a medalha de bronze.

A nova conquista reafirma a hegemonia blumenauense no estado nesta década. São nove títulos desde 2010 – só não venceu em 2016, quando terminou com um vice-campeonato. Em toda a sua história, agora já são 16 títulos catarinenses.

Em 2019, foram 14 vitórias em 14 jogos. Nos 12 triunfos da fase de classificação, o ataque registrou impressionantes 82,6 pontos por jogo e a melhor defesa da competição (30,3 pontos). No final four, foram 76 pontos de média a favor e apenas 31 sofridos.

Aos 40 anos, Fabão foi um dos destaques da campanha (Divulgação/Basquete Blumenau)

“Isso é uma característica do nosso time de nunca estar satisfeito, sempre jogar com intensidade nos treinamentos e imprimir um ritmo muito forte, tanto em preparação para liga nacional quanto no Estadual em que a gente completa os treinos com as atletas mais jovens, mas sempre querendo elevar o nível coletivo e individual cada vez mais”, comentou a capitã da equipe, Mariana Camargo, ao site da Federação Catarinense.

Em novembro, Blumenau encerra sua temporada com a disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina. A equipe também é a atual campeã do torneio.

Um dia após a decisão do catarinense, o técnico João Camargo se apresentou em Americana-SP para comandar a seleção brasileira sub-17 que se prepara para o Sul-Americano da categoria, disputado de 4 a 9 de novembro em Barranquilla, na Colômbia. Este é o terceiro trabalho do treinador com selecionados nacionais neste semestre – ele também participou do trabalho inicial que culminou no Ouro PAN-Americano e integrou a comissão técnica que conquistou o bronze na Americup, em Porto Rico.

A LBF, chancelada pela Confederação Brasileira de Basketball, tem o patrocínio oficial da CAIXA Econômica Federal e organiza a LBF CAIXA.

Camargo vai comandar a seleção brasileira sub-17 para o sul-americano (Divulgação/Basquete Blumenau)