Depois de vencer o primeiro amistoso contra o Japão, na quarta-feira (27/07), pelo placar de 70 a 54, a Seleção Brasileira voltou a triunfar em partida preparatória para os Jogos Olímpicos Rio 2016 contra o país asiático. Novamente no Ginásio do Clube Concórdia, em Campinas (SP), o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Barbosa venceu a partida por 87 a 74 e agora parte para o Rio de Janeiro.

Depois de primeira etapa com ritmo de jogo classificatório, com muita disputa e placar praticamente empatado (44 a 43 para o Brasil), a equipe verde-amarela levou a melhor na segunda parte do confronto e conquistou mais uma vitória contra o Japão, que será seu segundo adversário na fase de grupos das Olimpíadas.

“Foi uma partida amistosa, mas com ritmo de olimpíada. Não vamos ter jogos fáceis em nenhum momento. Cometemos alguns erros no início, mas o time permaneceu unido e compreendeu que somente juntos é que conseguimos alcançar as vitórias”, comentou a pivô Clarissa.

“Foi mais um jogo maravilhoso em que o público compareceu em peso. O pessoal está torcendo, apoiando e empurrando a gente. O caminho é longo, a Olimpíada está aí, falta uma semana para começar a brincadeira e estamos muito focadas”, completou a pivô.

Dona de expressivo duplo-duplo, Clarissa foi uma das protagonistas da vitória brasileira contra o Japão (Roberta Rodrigues/Divulgação)

Dona de expressivo duplo-duplo, Clarissa foi uma das protagonistas da vitória brasileira contra o Japão (Roberta Rodrigues/Divulgação)

Para sair de quadra com a vitória a equipe brasileira contou com grande atuação das pivôs Clarissa, com duplo-duplo de 20 pontos e dez rebotes, Érika de Souza, com 20 pontos, e Damiris, com 11 pontos e oito rebotes.  Pelo lado nipônico, destaque para Kurihara e Tokashiki, ambas com 12 pontos anotados.

Agora o elenco brasileiro segue para o Rio de Janeiro, onde fará mais dois amistosos contra Sérvia (02/08), às 10 horas (de Brasília), e China (03/08), às 9 horas (de Brasília), antes de estrear nos Jogos Olímpicos contra a Austrália no sábado (06/08), às 15h30 (de Brasília), na Arena Juventude.

“O jogo foi extremamente importante, pois começamos mal e inseguros. O Japão se impôs, com mais disposição, mas fomos buscar o jogo. Na hora que a adrenalina baixou, começamos a acertar e coordenar mais as jogadas e, com isso, fluiu. O grupo do Brasil na Olimpíada é muito equilibrado. O que nós vamos é jogar. Fizemos 87 pontos, sem a presença da Iziane, contra um time que todas chutam. Se não marcássemos tudo isso, iríamos perder”, disse Barbosa.