A Seleção Brasileira Adulta Feminina enfrenta o Canadá, nesta quinta-feira (26 de junho), às 22h00 (de Brasília), no primeiro amistoso na cidade de Edmonton. Ao todo as duas equipes farão até sábado (28 de junho) três jogos, que servirão como preparação da equipe nacional para o Campeonato Sul-americano do Equador, de 14 a 18 de agosto. O treinador Luiz Zanon falou sobre a expectativa para os confrontos.

“A parte de treinos no Brasil foi produtiva para essa primeira etapa. Agora vamos ver o comportamento da equipe nos jogos em Edmonton. As atletas vieram de um início de temporada e ainda fora de ritmo. Essas disputas vão dar experiência e vivência em jogos de alto nível, como aconteceu na temporada passada quando enfrentamos times da WNBA (versão feminina da liga profissional norte-americana). A seleção do Canadá já está quase completa e se preparando há 20 dias. Sem dúvida vamos sentir um impacto, mas será importante para fazermos uma avaliação do comportamento em situações difíceis. Estamos com uma boa expectativa técnica”, avaliou Zanon.

As 12 atletas brasileiras estiveram em ação na última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF): Bianca Araújo, Cacá Martins, Clarissa dos Santos, Débora da Costa, Fabiana Caetano, Isabela Ramona, Jaqueline Silvestre, Karina Jacob, Leila Zabani, Patty Teixeira e Tainá Paixão.

O Brasil está no Grupo B do Campeonato Sul-americano que será disputado em Ambato, no Equador. A equipe estreia contra a Venezuela, no dia 14 de agosto, e terá ainda como adversários na primeira fase o Uruguai (15 de agosto) e o Equador (16 de agosto). Na Chave A estão Argentina, Chile, Peru e Paraguai. Os três primeiros colocados se classificam para os Jogos Pan-americanos de Toronto, enquanto os quatro primeiros garantem a vaga no Torneio Pré-olímpico. As duas competições serão disputadas em 2015.

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Gaspar da Nobrega/Inovafoto