Duas das atletas mais experientes do grupo que treina forte para a disputa dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a armadora Adrianinha e a pivô Kelly tiraram uma parte da terça-feira (22/06) para participarem de uma “caravana do basquete” que passou por duas escolas na cidade de Campinas (SP), cidade onde a Seleção Brasileira realiza seus treinamentos preparatórias.

A primeira parada da caravana por Campinas aconteceu no Sistema Educacional Realidade (SER). As duas atletas mostraram para as crianças alguns movimentos do basquete e também conversaram e passaram alguns ensinamentos sobre a profissão do atleta de alto rendimento para os alunos da escola.

Na sequência, as jogadoras foram até a Escola Professora Marieta de Godoi Cartezani (MAJU), escola que conta com mais de 500 crianças no projeto de basquete, que é realizado há mais de 20 anos. Por lá, Adrianinha e Kelly foram homenageadas, com coreografias e danças da garotada, além de diversas cartas com agradecimento e palavras desejando sorte e sucesso nos Jogos Olímpicos.

“É sempre bom saber que podemos motivar crianças a buscar um futuro melhor. Na época que eu estudava não tínhamos uma educação física forte na escola e eu me sentia muito deslocada por ser muito alta. Tinha o sonho de ter sucesso na minha carreira. Não sabia que o esporte me daria tantos presentes. Qualquer forma de fomentar o esporte é importante”, declarou Kelly.

“É muito bom incentivar as crianças a conhecerem o que está acontecendo no nosso país e a Olímpiada é uma coisa positiva e histórica. Além disso, foi muito legal no MAJU ver uma escola que mantém um trabalho no esporte. Esse é o caminho mais fácil para mantermos nossos jovens em uma atividade saudável. Fiquei muito feliz”, disse Adrianinha.

Adrianinha e Kelly visitam duas escolas de Campinas na caravana e viveram um dia pra lá de especial (Divulgação/CBB)

Adrianinha e Kelly visitam duas escolas de Campinas na caravana e viveram um dia pra lá de especial (Divulgação/CBB)

As fisioterapeutas da Seleção Brasileira, Milena Perroni e Tatiana Abruceze, e o preparador físico, Vita Haddad, também realizaram uma atividade com os professores de educação física que atuam nas praças da cidade trabalhando com jovens, adultos e idosos.

“A ideia era mostrar para os professores o trabalho que realizamos com a Seleção Brasileira e ter uma troca de vivência para tentarmos ensinar algumas das nossas técnicas. Mas com a adaptação para a prática de idosos, adultos e jovens. Falamos do nosso tipo de intervenção na fisioterapia e na preparação física e o que seria interessante para eles dentro do nosso trabalho”, comentou Vania Regina, Secretária de Esportes de Campinas, que também esteve presente na caravana.

“Realizamos um circuito adaptado com as estações de equilíbrio, coordenação e treino de marcha. No final do encontro fizemos a vivência com os professores passando por todas essas estações, mas também fazendo as trocas de informações e de que forma poderiam utilizar as técnicas com doses diferentes para esse público”, completou Vania.

A Seleção Brasileira treinará em Campinas até a próxima quarta feira (29/06), e depois embarcará para a França, onde realizará três partidas amistosas nos dias 01, 03 e 04 de julho.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira está no Grupo A e terá Austrália, Japão, Bielorrússia, França e Turquia. Já o Grupo B é composto por Canadá, Espanha, Estados Unidos, Senegal e China.

Confira o calendário completo dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase dos Jogos Olímpicos Rio 2016:

Sábado (06/08)
17h30 – Brasil x Austrália

Segunda (08/08)
17h30 – Brasil x Japão

Terça (09/08)
15h30 – Brasil x Bielorrússia

Quinta (11/08)
15h30 – Brasil x França

Sábado (13/08)
15h30 – Brasil x Turquia