Em seu primeiro jogo após a convocação para a Seleção, Mariana Dias fez 12 pontos (Ricardo Cassin)

Com uma atuação dominante, o Vera Cruz Campinas abriu vantagem nas quartas de final ao vencer o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip fora de casa por 82 a 52. A vitória no ginásio Ubaldo Lago, no ABC paulista, reabilitou as atuais campeãs, que vinham de duas derrotas na fase final de classificação.

O triunfo de 30 pontos de vantagem contou com as grandes atuações das alas Ariadna e Patty, que fizeram 27 e 26 pontos, respectivamente. A segunda converteu 4 bolas de três, registrou o recorde de bolas roubadas da temporada (9) e terminou como a mais eficiente (27) e MVP do confronto.

Larissa, com 16 pontos e 4 bolas de três, e Juliana, com 12, foram as únicas acima dos 10 pontos para o time da casa. Ega ainda adicionou um duplo-duplo de 10 pontos e outros 10 rebotes para o Vera Cruz Campinas, que não contou com Nadia. Poupada, a pivô nem viajou com a equipe.

A série pega a estrada para o jogo 2 na sexta-feira, 5, às 20 horas em Campinas-SP, com o time do ABC paulista precisando da vitória fora de casa para forçar o jogo 3 no domingo.

Patty arremessa sobre Juliana; ala tem bom histórico contra o rival do ABC (Ricardo Cassin)

O jogo – Foram as donas da casa quem abriram o marcador fazendo 4-0, mas o Vera Cruz logo tratou de tomar o controle do jogo. Ariadna e Patty fizeram 16 dos 20 pontos da primeira parcial campineira. O líder da primeira fase fez valer sua superioridade técnica e dominou todos os períodos do jogo, para conquistar a sétima vitória sobre o rival em sete jogo desde 2018.

“Playoff é o que vale. Agora o time não pode perder. Hoje sabíamos que São Bernardo vinha de uma vitória, e jogar fora de casa sempre é difícil. Estou feliz pela vitória e agora é descansar para tentar fechar na sexta-feira”, comentou a armadora campineira Melisa Gretter.

Já a armadora são-bernardense, Larissa, lamentou os erros da noite e admitiu que a situação ficou complicada.

“Nós sabemos que a equipe de delas é teoricamente é a mais forte do campeonato. Acho que hoje faltou pra gente um pouco mais de calma e reter a bola. Em alguns lances nos precipitamos, o que gerou muitos contra-ataques. Isso foi o forte delas. A gente que na sexta será um jogo bem difícil, ainda mais lá na casa delas. Tentar terminar o campeonato com honra e dignidade, defendendo o melhor possível a equipe de São Bernardo”, concluiu.

Os Playoffs da LBF CAIXA seguem nesta quarta-feira, com o primeiro jogo entre Uninassau/Cabo de Santo Agostinho e Blumenau, que duelam no Recife a partir das 20 horas.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Larissa foi a cestinha do time da casa (Ricardo Cassin)