Leticia Josefino veio bem do banco e foi a destaque do jogo (Juca Ferreira/Ituano Basquete)

O Ituano Basquete é o primeiro classificado para as semifinais da LBF 2021. Com uma atuação dominante, o galo derrotou novamente o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva por 91 a 57, no ginásio Ditinho Xavier em Itu (SP), e fechou a série das quartas de final em 2 a 0 para estar entre os quatro melhores times da liga pela primeira vez.

O grande destaque individual veio do banco rubro-negro. A pivô Leticia Josefino anotou 19 pontos e 7 rebotes em pouco menos de 22 minutos em quadra. Com o maior plus minus (+37) e a maior eficiência do jogo (23), a carioca de 24 anos e 1,88m conquistou seu primeiro troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. Ainda para o Ituano, Palmira teve 16 pontos.

Bianca, do AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, encerrou sua melhor temporada em 8 anos na liga com 18 pontos e 6 rebotes. Thaissa anotou 11 pontos e Moura teve um duplo-duplo com 10 pontos, 11 rebotes e ainda 3 tocos.

Confira aqui as estatísticas da partida

No duelo particular do garrafão, Bianca levou a melhor sobre Érika, que saiu de quadra com apenas 2 pontos (Juca Ferreira/Ituano Basquete)

Agora, o galo aguarda a definição da série entre Vera Cruz Campinas e Sodiê Doces/Mesquita/LSB – as fluminenses estão em vantagem para o jogo 2, no domingo, em Campinas-SP.

Confira o chaveamento dos Playoffs LBF 2021

O panorama da partida foi totalmente oposto ao do jogo em Catanduva. O Ituano abriu o placar com uma corrida de 8-0 e sufocou as ações ofensivas e de velocidade do BAX Catanduva, fazendo 23 a 7 logo no primeiro período. Com seu jogo imposto no garrafão, o rubro-negro já tinha 23 de vantagem no intervalo (42×19).

O terceiro quarto sacramentou a classificação. Impiedoso, o Ituano seguia agressivo, contando com a noite de Leticia Josefino, que dominou a área pintada. Sem sucesso no perímetro, o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva viu o galo disparar no placar – a diferença era de 39 pontos após 30 minutos (71×32).

Precisando de um milagre, o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva se lançou ao ataque. A parcial final, vencida pelas visitantes por 25 a 20, conseguiu reduzir um pouco o déficit, mas não foi o suficiente para evitar a desclassificação e também a maior diferença de placar registrada na temporada.


Aspas: 

Leticia Josefino, do Ituano Basquete, MVP da partida

“Fico muito feliz de poder ajudar minha equipe nesse momento tão decisivo, que era a classificação e acho que esse troféu vem de muito trabalho, trabalho que a gente vem fazendo no dia-a-dia, o esforço. Estou muito feliz pelo meu primeiro MVP, espero que não seja só o primeiro e que tenha outros por vir por aí, porque não acabou para a gente, ainda temos muitos jogos pela frente, é continuar treinando, continuar trabalhando, para que cada jogo ser melhor e poder ajudar meu time como pude ajudar hoje.”


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, as parcerias da Espaçolaser e da Patriani, e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.

PLAYOFFS LBF 2021

Quartas de final

* Séries melhores de três jogos

 

(#1) Ituano Basquete  2×0 AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva (#8)

Jogo 1 – 16/7 CAT 82X89 ITU

Jogo 2 – 22/7 – ITU 91×57 CAT

Ituano avança às semifinais

 

(#2) SESI Araraquara 0x1 KTO/Blumenau (#7)

Jogo 1 – 19/7 – BLU 83×78 SES

Jogo 2 – 24/7, 17h, LBF LIVE (TV NSports)

Ginásio do SESI Araraquara, Araraquara-SP

*Se necessário: Jogo 3 – 26/7, 19h, LBF LIVE (TV NSports)

Ginásio do SESI Araraquara, Araraquara-SP

 

(#3) Sampaio Basquete  1×0  Santo André/Apaba (#6)

Jogo 1 – 18/7 – SAN 65×76 SMB

Ginásio do Parque Celso Daniel, Santo André-SP

Jogo 2 – 23/7, 19h30, LBF LIVE (TV NSports)

Ginásio Costa Rodrigues, São Luís-MA

*Se necessário: Jogo 3 – 24/7, 19h30, LBF LIVE (TV NSports)

Ginásio Costa Rodrigues, São Luís-MA

 

(#4) Vera Cruz Campinas 0x1 Sodiê Doces/Mesquita/LSB (#5)

Jogo 1 – 17/7 – LSB 80X69 VER

Jogo 2 – 25/7, 14h, TV Cultura

Ginásio AAPP Paineiras, Campinas-SP

*Se necessário: Jogo 3 – 27/7, 19h, LBF LIVE (TV NSports)

Ginásio AAPP Paineiras, Campinas-SP