Sosô fez a sua melhor partida na LBF CAIXA (Franciane Passos)

Contra um rival direto na briga pelos playoffs, o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip fez a sua melhor exibição na temporada ao bater a LSB RJ/Sodiê Doces por 81 a 47, no ginásio do CREC Baetinha, em São Bernardo do Campo (SP). A equipe de Marcio Bellicieri contou com grande atuação do trio Sosô/Mayara/Glenda para alcançar o segundo triunfo em 2019 e subir para a sétima posição na tabela, com 40% de aproveitamento em 5 jogos.

Sosô foi a cestinha e MVP da vitória são-bernardense, com 20 pontos, 7 rebotes, 6 assistências, 5 roubos de bola e 30 de eficiência. Foi a melhor partida da ala em duas temporadas na LBF CAIXA. Glenda igualou seu recorde de pontos na temporada ao anotar seu primeiro duplo-duplo, com 16 pontos e 12 rebotes. Mayara, também com 16 pontos, também fez o seu melhor jogo em 2019.

Pela equipe carioca, que teve atuação discreta, os destaques foram as alas Thainá (11 pontos) e Luciana (10). A partida marcou os retornos da armadora Carol Ribeiro – fora dos últimos três jogos por problemas particulares e que anotou 8 pontos e 5 roubos de bola nesta sexta – e de Carol França, que retorna de lesão no joelho. Aniversariante do dia, a ala/pivô converteu apenas um lance livre em 5 minutos na quadra.

Carol voltou ao time carioca com 8 pontos e 5 roubos de bola (Franciane Passos)

A derrota não alterou a colocação carioca na tabela. A LSB segue na nona posição, fora da zona de playoffs, com 14,3% de aproveitamento e apenas uma vitória em sete jogos. Bastante irritado, o técnico Guilherme Vos acabou excluído do jogo no terceiro período ao levar a segunda falta técnica. O assistente técnico Raphael Zaremba foi quem instruiu as cariocas até o final do jogo.

O jogo foi inteiro do time da casa. As visitantes só estiveram na ponta nos primeiros dois minutos, quando abriram 6 a 2, mas o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip logo se recompôs e venceu o primeiro período por 20 a 11. No segundo quarto, a diferença na parcial foi ainda maior e o time de Bellicieri já tinha 23 de vantagem no intervalo.

Com o trio inspirado, as paulistas venceram também as parciais do segundo tempo. Ao final, os 34 pontos de vantagem representaram a maior vitória da equipe que está em sua segunda temporada na LBF CAIXA – em 2018, só havia conseguido uma vitória com no mínimo 10 pontos de diferença.

“Hoje o time conseguiu se unir mais, se encaixar e finalmente fechar um jogo com vitória”, resumiu em poucas palavras uma tímida Sosô.

“O time delas entrou melhor, num ritmo diferente do nosso. Nosso time estava apático, parecia que estávamos em outra dimensão e não soubemos escolher as melhores bolas. Temos que consertar isso para amanhã, porque temos menos de 24 horas para outro jogo super difícil contra Santo André”, disse Karina Jacob, da LSB RJ.

Foi a maior vitória da equipe na LBF CAIXA (Franciane Passos)

Próximos jogos: A LSB RJ/Sodiê Doces encara Santo André/Apaba já neste sábado (13/4, 18h, LBF LIVE), também no ABC paulista. Já o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip joga na terça-feira (16), também contra o Santo André/Apaba, na partida que da primeira semana da LBF CAIXA que havia sido adiada pelo falecimento de Laís Elena. A bola sobe às 19h no ginásio do Baetinha com transmissão da LBF LIVE.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.