A Sérvia conquistou a medalha de bronze do torneio olímpico de basquete feminino. Em jogo de altos e baixos contra a França, a equipe sérvia abriu grande vantagem no 3º período, administrou a vantagem até o final da partida e garantiu o terceiro lugar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ao fechou o jogo com vitória pelo placar de 70 a 63.

100%: A Sérvia fez no Rio 2016 a primeira participação de sua história como um país independente em Jogos Olímpicos, e logo em sua estreia no evento conseguiu conquistar a medalha de bronze.

Que campanha: Depois do quarto lugar no Grupo B, com campanha de duas vitórias e três derrotas, a Sérvia superou o grande favoritismo da Austrália nas quartas de final, foi superado pela Espanha na semifinal e garantiu a medalha de bronze após vitória sobre a França na disputa do terceiro lugar.

Com bela campanha durante o Rio 2016, a Sérvia terminou com a histórica conquista da medalha de bronze (Divulgação/FIBA)

Com bela campanha durante o Rio 2016, a Sérvia terminou com a histórica conquista da medalha de bronze (Divulgação/FIBA)

Que atuação: Para sair de quadra com a vitória histórica, a Sérvia contou com grande atuação da ala Jelena  Milovanović durante toda a partida. A dona da camisa 9 fechou o jogo com 18 pontos, sete rebotes e duas assistências.

Ajudaram muito: O time da técnica Marina Maljković também contou boas atuações da armadora Ana Dabovic, com 11 pontos, cinco assistências e três rebotes, e das alas Danielle Page, com dez pontos e oito rebotes, e Sonja Petrovic, com dez pontos, quatro rebotes e duas assistências.

Dobradinha: Protagonistas da decisão de terceiro lugar do torneio olímpico de basquete feminino do Rio de Janeiro, Sérvia e França fizeram a final da última edição do campeonato europeu. Assim como na disputa de hoje, a Sérvia levou a melhor e ficou com o título ao sair de quadra com o placar de 76 a 68.

Aplausos: A França conquistou a primeira medalha de sua história na olímpiada na edição passada dos Jogos Olímpicos, realizado em Londres (2012). Quatro anos depois, o time francês não conseguiu subir no pódio mais uma vez, porém se manteve entre as melhores seleções do mundo e conquistou mais um grande resultado no torneio.

Lutaram muito: A França, quarta colocada, contou com os destaques das pivõs Endy Miyem, com 18 pontos e quatro rebotes, e Isabelle Yacoubou, com sete pontos e dez pontos.

(Divulgação/FIBA)

A medalha de bronze dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi a primeira condecoração da Sérvia como um país independente na história do basquete feminino (Divulgação/FIBA)

Domínio sérvio: Só deu Sérvia nos primeiros minutos da disputa da medalha de bronze. Com partida inspirada de Milovanovic, a equipe sérvia abriu a partida com domínio nos dois lados da quadra e na primeira metade do período inicial já tinha vantagem de nove pontos no placar (12 a 3).

Seguiu bem: A França até conseguiu melhorar o aproveitamento de seus arremessos na parte final do primeiro período, mas viu a Sérvia manter o grande desempenho em quadra e fechar o quarto com boa vantagem no placar (18 a 10).

Inverteu: No segundo período foi a vez da França dominar. O time azul abriu a parcial com 7 a 0 no placar e reduziu sua desvantagem para apenas um pontos (18 a 17). No decorrer do período a Sérvia chegou a colocar seis pontos de vantagem novamente, mas a França buscou a reação e conseguiu deixar o placar igual ao final da primeira etapa (27 a 27).

Que corrida: Depois de primeira etapa truncada e com pontos, as equipes voltaram mais soltas para o terceiro quarto e o jogo ficou lá e cá. As duas equipes tiveram boas atuações no ataque, trocaram cestas e o placar do jogo seguia em aberto no início do terceiro período. Porém na parte final do quarto a Sérvia aplicou uma corrida de 16 a 0, virou um placar que estava 40 a 37 para 53 a 40 e abriu vantagem importante.

Só garantiu: Com a aproximação do final do jogo, o último quarto foi todo nervoso. A Sérvia administrou a vantagem criada no período anterior e a França tentou de todas as formas buscar a reação no placar. A equipe francesa até conseguiu vencer o último período, por 21 a 15, mas a vitória não fez diferença no placar e a vitória e a medalha de bronze ficou com a Sérvia.