O 1º Congresso Internacional de Atletas do Futuro, que agrega concomitantemente o ‘2º Simpósio de Brasileiro de Genômica e Esporte’ e o ‘2º Simpósio de Imunologia do Esporte’, foi aberto na noite deste domingo (08 de junho), no Teatro Marcos Lindenberg (UNIFESP/Campus São Paulo), na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP), contando com as presenças de nomes importantes do cenário nacional e internacional.

Os coordenadores, João Bosco Pesquero e Mauro Vaisberg, ambos da UNIFESP, fizeram a abertura oficial, agradecendo a presença dos palestrantes internacionais e discorrendo sobre a importância do evento. “Creio que será um congresso bastante salutar a todos os participantes, já que teremos uma diversificação grande de temas, com pontos de vista antagônicos, criando amplas possibilidades de debates e trocas de informações”, comenta Pesquero.

Em seguida, Theodore Friedmann – foto – (University of Pennsylvania) fez a primeira palestra do congresso, com o tema ‘Genética no Esporte; Doping e Detecção de Doping’. Na terça-feira (10 de maio), às 10h00 (de Brasília), o médico suíço Jiri Dvorak, da FIFA (Federação Internacional de Futebol), irá palestrar com o tema: ‘20 anos de lutas contra o doping no futebol (da Copa do Mundo de 1994 nos EUA até 2014 no Brasil)’.

Já os brasileiros Paulo Correia (fisiologista) e Chiaretto Costa (preparador físico da equipe de basquetebol do Palmeiras/Meltex) vão falar na quarta-feira (11 de junho), às 10h30 (de Brasília), com o tema: ‘Aplicabilidade dos marcadores genéticos no treinamento esportivo. “Esse trabalho pioneiro foi iniciado no Brasil, com resultados significativos”, adiante Correia.

Informações complementares poderão ser obtidas diretamente no site www.atletadofuturo2014.com.br.

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Divulgação/ASE