Alana recebe o troféu da multicampeã Janeth Arcain (Jorge Bevilacqua)

Armadora titular do Santo André/Apaba/ Caoa Chery logo em sua primeira temporada como profissional, Alana Gonçalo foi eleita pela Liga de Basquete Feminino a Revelação da LBF CAIXA 2019. A armadora recebeu o troféu nesta segunda-feira (26) de ninguém menos que Janeth Arcain, durante a entrega da premiação de terceiro lugar para a equipe paulista.

“Durante a Liga, fui evoluindo aos poucos. As meninas do time, o Bruno (Guidorizzi, técnico) e a comissão técnica inteira me deram o suporte para que eu pudesse ir me soltando nos jogos. Até mesmo nas folgas eu recebia mensagens (de suporte). Agradeço muito a ajuda de todo mundo que esteve ao meu lado esta temporada inteira. Fico muito feliz por ganhar este prêmio e mais feliz ainda de conseguir uma medalha com Santo André, que era um dos nossos objetivos”, comentou a jovem de 24 anos que chegou ao time auriceleste no segundo semestre de 2018, vinda do basquete universitário norte-americano.

Em 23 jogos na LBF CAIXA 2019, a armadora teve médias de 11,4 pontos, 3,3 assistências, 85% nos lances livres, 10,2 de eficiência, ganhou 2 troféus de MVP da Partida e registrou a maior pontuação em uma única partida da temporada: 31 pontos em 8/5, contra o Ituano – marca posteriormente igualada por Patty e Ariadna, do Vera Cruz Campinas. As três atuações foram as únicas na casa dos 30 pontos em toda a temporada.

Alana teve sete jogos em 2019 com 15 ou mais pontos marcados (Jorge Bevilacqua)

Nos Playoffs, Alana aumentou sua participação ofensiva, com 13,8 pontos por jogo em cinco partidas. Na série contra o SESI Araraquara, a média foi ainda maior: 15,7 pontos, número que a fez entrar na seleção ideal das quartas de final. Apesar dos ótimos números, a armadora se disse surpresa com a premiação.

“Imaginei que eu tinha feito uma campanha razoável para boa, para a minha primeira liga. Óbvio que poderia ter sido melhor, mas eu sabia que eu tinha que ter paciência. Fiquei bem surpresa sim e muito feliz”, concluiu a armadora, que dedicou a conquista à família e aos amigos mais próximos, em especial ao irmão, Aineam, sempre presente na arquibancada no ginásio Lais Elena.

A premiação individual veio no mesmo dia em que Alana foi convocada pelo técnico José Neto para o grupo de 18 atletas que começa a treinar no próximo final de semana para a Americup, a Copa América, disputada no fim de setembro em Porto Rico.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Alana posa com o troféu e a medalha de bronze (Jorge Bevilacqua)

Armadora fez 31 pontos em maio, recorde que permaneceu até o fim da temporada (Jorge Bevilacqua)