Tricolor pode ser finalista já na segunda-feira (Jorge Bevilacqua)

Na centésima partida da temporada e que abriu a série Semifinal, o Sampaio Basquete deu importante passo em busca de mais uma decisão da LBF CAIXA ao vencer o Santo André/Apaba/Caoa Chery na noite desta quinta (11) por 61 a 59 e abrir 1 a 0 na série melhor de três. A equipe tricolor dominou até o terceiro período e ainda foi pressionada pelas donas da casa no final, que quase conseguiram outra virada expressiva ginásio Pedro Dell’Antonia.

De volta ao país após três anos, Clarissa foi peça importante em sua estreia pelo tubarão, com 14 pontos (66.7% de aproveitamento geral), 6 rebotes e 18 de eficiência em 23 minutos de ação. Taina Paixão também converteu mais 14 pontos no triunfo e Raphaella Monteiro outros 13.

O principal destaque individual do jogo, no entanto, veio do time mandante. A armadora Alana foi a cestinha do jogo com 17 pontos (68% de aproveitamento) e ainda teve 4 assistências e 19 de eficiência sem sair de quadra. Recebeu o troféu de MVP da partida das mãos de Odila Fernandes, pivô ex-Santo André e medalha de bronze no Mundial de 1971.

Alana segue tendo boas atuações nestes Playoffs e recebeu o troféu de MVP da medalhista no Mundial de 1971, Odila Fernandes (Jorge Bevilacqua)

A equipe tricolor poderá fechar a série e garantir sua terceira final em quatro anos já na segunda-feira (15), quando joga às 19h30 diante de sua torcida, no ginásio Costa Rodrigues, na capital do Maranhão. Vitória paulista empata a série e leva ao decisivo jogo 3 no mesmo local e horário um dia depois, na terça (16).

O jogo –  O primeiro quarto deixou em evidência as boas defesas, que resultaram em uma primeira parcial baixa (10 a 7 para as visitantes). No segundo quarto, o volume ofensivo melhorou e o Sampaio foi para o intervalo com 7 pontos de vantagem (25×18), distribuindo coletivamente sua pontuação.

Os ataques fluíram melhor no segundo tempo e o Sampaio fez 26 a 21 no terceiro período, pressionando a posse de bola andreense -levando a equipe paulista aos erros – e aumentando a vantagem no placar para 12 pontos, faltando apenas 10 minutos.

Inspirado pela virada heroica da última segunda-feira e novamente impulsionado por uma Alana cerebral (11 pontos só no 4º período), o time de Bruno Guidorizzi tirou a diferença nos minutos finais e chegou a ter a bola de uma nova virada épica, mas Barbara e Erika desperdiçaram os arremessos e o Sampaio ficou com a vantagem.

Tricampeã e três vezes MVP da LBF CAIXA que se recupera de lesão, Clarissa comentou seu retorno oficial ao Brasil e rejeitou o rótulo de ”peça importante” da vitória, atribuindo o sucesso desta quinta ao grupo boliviano.

Ainda recuperando-se de lesão, Clarissa já mostrou como pode contribuir ao Sampaio nesta fase final (Jorge Bevilacqua)

“Fico feliz por estar voltando depois de um período de reabilitação. É um processo que falta ser concluído, mas graças a Deus está dando tudo certo. No nosso time todas as peças são importantes. Cada uma sabe o que tem que fazer dentro de quadra e contribuir da melhor forma possível. A ideia é que a gente consiga estar sempre ajudando uma a outra pra conseguirmos avançar na competição”, disse a pivô de 31 anos, que estava no basquete francês.

Já a cestinha e MVP do jogo Alana pediu mais confiança ao time paulista para o jogo 2 decisivo.

“Precisamos acreditar desde o princípio. No começo do jogo, a gente ficou muito retraído e segurou muito no ataque, tentando achar a bola certa. Nossa defesa foi bem sólida, temos que repetir isso no próximo jogo. Acreditar que podemos ser mais agressivas, independente da defesa delas ser bem forte”, opinou a armadora.

Na outra chave semifinal dos Playoffs, o atual campeão Vera Cruz Campinas irá encarar a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho. O primeiro jogo é neste sábado (13, 16h), no Recife, com transmissão da TV NSports e ingressos entre R$5 (meia-entrada) e R$20 (VIP).

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.