Sampaio começou 2019 com vitória (Matheus Marques/Sampaio)

No clássico do nordeste, quem vem mandando é o tubarão. Jogando em casa, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), o Sampaio Basquete derrotou a Uninassau por 66 a 38, na estreia das equipes na LBF CAIXA 2019. Esta foi a quinta vitória consecutiva do tricolor maranhense sobre o pernambucano, contando a última edição do torneio – também venceu todos os jogos em 2018. A diferença de 28 pontos deste sábado é também a maior desta série. A Uninassau não vence o rival desde fevereiro de 2017.

A norte-americana Tyler Scaife e ala Rapha Monteiro, estreantes da tarde, foram as cestinhas do confronto com 17 pontos, mas a brasileira acabou como a MVP da partida por fechar com 28 de eficiência, a maior registrada em cinco jogos da temporada. Pelo time pernambucano, Leila teve 14 pontos e foi a única a anotar dois dígitos no fundamento. Casanova, que ainda se recupera de lesão no joelho, teve tarde pouco inspirada – produziu apenas no primeiro período e terminou com 7 pontos e 3 assistências. Ronni Williams teve 6 pontos e 9 rebotes.

O Sampaio Basquete começou sua caminhada em 2019 com Tyler Scaife, Julieta Ale, Tati Pacheco, Rapha Monteiro e Agustina Leiva. A Uninassau foi a quadra com Casanova, Leila, Chirinda, Williams e Fabi.

Casanova não conseguiu produzir no Costa Rodrigues (Matheus Marques/Sampaio)

E foi a equipe visitante quem começou melhor, abrindo 7 a 2 nos primeiros minutos. Com pouco tempo de treinamento, o Sampaio demorou a engrenar, mas a futura MVP do jogo já conduziu a equipe com 9 pontos na primeira parcial de 17 a 14. O jogo seguiu equilibrado no segundo período e foi para o intervalo empatado em 26 pontos. Ex-Sampaio, Leila marcou seis no segundo quarto.

No terceiro período, o Sampaio apertou a marcação e reduziu a eficiência ofensiva do adversário, deixando zeradas várias jogadoras da Nassau – exceção, Thaissa marcou 6 pontos no período – e abrindo vantagem de oito pontos para o quarto final.

Na última etapa, a Uninassau apagou. Marcou apenas três pontos em lances livres de Leila e não assustou mais o time da casa, que caminhou com passos largos rumo a vitória.

“É uma primeira partida, com erros. Mas o mais importante é que estamos tendo determinação e luta na defesa, para conseguirmos criar bons contra-ataques e sairmos com a vitória hoje”, disse Raphaella Monteiro.

Rapha Monteiro registrou 28 de eficiência – a maior da LBF CAIXA até aqui (Matheus Marques/Sampaio)

Para o técnico da Uninassau, Roberto Dornelas, a equipe ainda não está no condicionamento ideal e isso foi determinante para o revés.

“A questão física pesou muito no segundo tempo, aliado ao pouco tempo de treinamento que tivemos. Fizemos um bom primeiro tempo e com o decorrer do jogo, eles conseguiram rodar a equipe e a gente não. A pressão que eles fizeram desgastou muito a gente e acabamos errando bastante. Agora é ter sabedoria, consciência e paciência para os dois jogos que estão por vir. É chato, é ruim a gente começar perdendo na competição, mas no ano passado também foi assim e fomos nos recuperando no decorrer dela”, lamentou o comandante pernambucano.

Os próximos compromissos das duas equipes serão no ABC paulista. Na quinta (21), a Uninassau encara o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip às 19h, com transmissão da ESPN Extra e do WatchESPN. Na sequência (20h30), o Sampaio visita o Santo André/Apaba. Os confrontos se invertem dois dias depois, no sábado (23), com jogos às 16h e 18h.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.