Tassia, a melhor do jogo (Jorge Bevilacqua/Santo André Apaba)

Após duas derrotas seguidas, o Vera Cruz Campinas voltou a vencer pela LBF 2021. No duelo histórico de campeões da Liga, o vencedor de 2018 derrotou o Santo André/Apaba, campeão em 2011, por 76 a 74, em jogo acirrado no Parque Celso Daniel, no ABC paulista.

Tassia, Licinara e Babi comandaram o triunfo campineiro. Com 19 pontos, a ala medalha de bronze da Americup com a seleção foi a cestinha e vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, com uma atuação que também registrou 5 rebotes, 6 assistências e 25 de eficiência. Licinara veio logo atrás com 17 pontos, enquanto Babi foi a líder em assistências, com 11.

Sassá, do time andreense, foi a cestinha do jogo, com duplo-duplo de 21 pontos – nova marca pessoal em seis temporadas na liga – e 13 rebotes. De volta após a ausência no último jogo, Ariadna subiu de produção e marcou 18 pontos, com 6 rebotes. Com 16 pontos, Milena teve sua melhor atuação na temporada.

Melhor atuação em 2021 de Milena, que jogou os 40 minutos (Jorge Bevilacqua/Santo André Apaba)

A derrota fez o Santo André/Apaba cair para a sexta posição, com 17 pontos e 30,8% de aproveitamento em 13 jogos (4 vitórias e 9 derrotas).

O Vera Cruz Campinas subiu para a terceira posição, com 19 pontos e 58,3% de aproveitamento (7 vitórias e 5 derrotas) – mesma campanha do Sampaio Basquete, que fica atrás pelo confronto direto.

Confira aqui as estatísticas da partida


O jogo

Contando com a volta de Ariadna, mas ainda sem Jaqueline, Maria Carolina e Leticia, lesionadas, Arilza Coraça escalou o Santo André/Apaba com Lays, Milena, Ariadna, Sassá e Glenda. Borracha trouxe o Vera Cruz Campinas inicial com Babi, Maila, Tassia, Gabriela e Licinara.

O time visitante começou melhor e se impôs nos primeiros dez minutos. Sassá, de três, já no segundo período, colocou Santo André na frente pela primeira vez (20×19).

Aproveitando as más escolhas do Vera Cruz, as donas da casa tomaram a dianteira momentânea, mas duas bolas cestas de três em seguida de Yasmim reacenderam o ataque adversário, que foi para o intervalo em vantagem (33×35).

Yasmim veio do banco e converteu bolas importantes do perímetro (Jorge Bevilacqua/Santo André Apaba)

Equilíbrio também no terceiro período, com mais alternâncias no placar, desta vez favorável às andreenses, que fizeram 25×18 na parcial e foram para o último período com cinco de vantagem (58×53).

Mas a irregularidade que marca a temporada do ramalhão voltou a aparecer nos minutos finais, somada ao cansaço e à falta de profundidade do elenco – Lays, Ariadna, Milena e Sassá jogaram os 40 minutos. Sob a batuta de Babi, o Vera Cruz Campinas soube aproveitar, com bom período de Maila, que converteu bolas importantes para a consolidação da vitória.


Aspas: 

Tassia, do Vera Cruz Campinas, MVP da partida

“Vínhamos de duas derrotas e hoje foi uma vitória importante. A gente manteve a constância, que vinha sendo nosso problema. Marcamos melhor, mudamos para uma zona deu certo, e conseguimos as melhores bolas no ataque que fizeram com que a gente ganhasse o jogo.

Sassá, ala/pivô do Santo André/Apaba

(Jorge Bevilacqua/Santo André Apaba)

“Difícil falar. A gente vem treinando firme e uma derrota assim decepciona. Talvez foi o excesso de faltas, o medo de fazer falta e não ter a troca. Acho que foi no detalhe. O campeonato é bem equilibrado, ainda tem os playoffs e muita coisa pra acontecer. A gente quer mostrar isso, por Santo André.


Próximos jogos: O Vera Cruz Campinas enfrenta na terça-feira (6/7, 19h30, LBF LIVE), fora de casa, o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva.

O Santo André/Apaba faz seu último jogo da fase de classificação no sábado, 10, (17h, LBF LIVE), fora de casa, contra o KTO/Blumenau.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.