Ariadna posa com o troféu de MVP e a medalha de campeã da 1ª LBF CAIXA, em 2011 (Gaspar Nóbrega/Arquivo LBF)

Após anunciar sua saída do Vera Cruz Campinas, time pelo qual disputou as duas últimas edições da LBF CAIXA, Ariadna está de volta à uma velha casa. A maior cestinha da história da liga, com 2.724 pontos, acertou seu retorno ao Santo André/Apaba/ Caoa Chery para a disputa do campeonato paulista. Ela se apresenta nesta quarta-feira (23).

“Estou feliz de estar retornando para casa. Sempre fui muito bem acolhida em Santo André, é uma equipe onde me sinto muito à vontade e farei de tudo pra retribuir”, declarou a jogadora, que se recupera de uma lesão no tornozelo esquerdo e ainda depende de avaliação médica para voltar a atuar.

Técnica andreense, Arilza Coraça comemorou o retorno da ala.

“Estamos todos felizes, incluindo as crianças da base que gostam muito dela. A expectativa é muito grande, trata-se de um reforço bem significativo, mas precisamos avaliá-la, ver se ela já pode treinar com o grupo. Ela vai trazer um equilíbrio dentro de quadra para a nossa equipe, tanto defensivamente, quanto ofensivamente; gosto muito do rebote ofensivo da Ariadna”, disse a comandante.

Ariadna fez 41 jogos pela LBF CAIXA em sua primeira passagem por Santo André (Celio Messias/Arquivo LBF)

Será a terceira passagem da cubana de 1,84m e 36 anos pelo time do ABC paulista. A primeira, entre 2009 e 2012, foi a mais marcante e vitoriosa, com a conquista da primeira LBF CAIXA da história, na temporada 2010/11. Ela também foi a MVP e cestinha do campeonato, com média de 17,7 pontos por jogo.

A segunda passagem foi mais curta e durou apenas seis meses no segundo semestre de 2017, mas rendeu o título paulista e dos Jogos Regionais daquele ano. Desde janeiro de 2018, Ariadna estava no Vera Cruz Campinas, pelo qual foi campeã e MVP da LBF CAIXA 2018.

Neste ano, novamente produziu números sólidos em 24 partidas, mas sofreu nos playoffs finais com lesões. Terminou 2019 com médias de 15,2 pontos, 7,3 rebotes e 2 assistências, figurando no TOP 4 entre as cestinhas e igualando o recorde da LBF CAIXA para uma partida em rebotes, quando apanhou 23 na vitória sobre o Pró-Esporte/Sorocaba em março.

Em duas temporadas, Ariadna teve média de 15,8 pontos por jogo pelo Vera Cruz Campinas (Álvaro Jr.)

Ariadna é uma das maiores jogadoras da história da LBF CAIXA. Quatro vezes campeã (2010/11, 2013/14, 2014/15 e 2018) e três vezes MVP (2010/11, 2013/14, e 2018), também é a maior pontuadora da liga no geral (2.724 pontos) e nos playoffs (577 pontos), além de líder absoluta em rebotes (1231), lances livres (530), bolas de dois pontos (869) e duplos-duplos (24).

A ala ainda é a segunda de todos os tempos da liga em roubos de bola (307), a terceira com mais partidas disputadas (187) e sexta em assistências (414), números somados em suas passagens por Santo André-SP, São José-SP, Americana-SP, América-PE, Uninassau-PE e Vera Cruz Campinas-SP. Registra médias de 14,6 pontos, 6,6 rebotes e 2,2 assistências em nove temporadas. Foi três vezes All-Star no Jogo das Estrelas – ela chegou a ser selecionada pela quarta vez neste ano, mas foi desfalque de última hora por um mal-estar.

O Santo André/Apaba/ Caoa Chery espera contar muito em breve com o poderio ofensivo de seu reforço. Atual tricampeão estadual, o time enfrenta dificuldades neste começo de campeonato, tendo conquistado apenas uma vitória em cinco jogos. Neste domingo (21), fora de casa, sofreu novo revés: 66 a 60 diante do Pró-Esporte/Sorocaba. O próximo compromisso é na quinta-feira (24/10, 19h30) contra o Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva, no ginásio Laís Elena, no ABC paulista.

A LBF, chancelada pela Confederação Brasileira de Basketball, tem o patrocínio oficial da CAIXA Econômica Federal e organiza a LBF CAIXA.