Na Uninassau/Cabo de Santo Agostinho, Érika foi líder de três estatísticas da LBF CAIXA 2019 e MVP da Partida por seis vezes (Álvaro Jr.)

Um dos maiores destaques da LBF CAIXA deste ano, Érika conquistou o Prêmio Brasil Olímpico 2019. A honraria, concedida pelo Comitê Olímpico do Brasil, o COB, foi anunciada na última sexta-feira (1) e será entregue oficialmente na cerimônia marcada para 10 de dezembro, no Rio de Janeiro (RJ).

Junto a Érika, outros 55 nomes de diversas modalidades esportivas olímpicas serão homenageados por suas performances em 2019. A jogadora foi a escolhida na categoria basquete 5×5 – incluindo homens e mulheres – por um colegiado formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, ex-atletas e personalidades do esporte.

– Eu estou muito emocionada. É a primeira vez em 22 anos que ganho esse prêmio. Estou feliz. Ser reconhecida aos 37 anos. Nossa, sem palavras – disse a atleta ao site da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

A pivô que hoje defende o IDK Gipuzkoa, da Espanha, começou a temporada no Perfumerías Avenida, vice-campeão espanhol. Em maio, retornou à LBF CAIXA após três anos para defender a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho e comandou a boa campanha da equipe a partir do segundo turno, alcançando as semifinais e ficando a apenas uma vitória da decisão.

A carioca de 1,97m foi a líder de toda a temporada nas médias de eficiência (24), rebotes (13,3) e tocos (1,4), sendo a sétima cestinha, com 13,9 pontos de média em 11 partidas.

O melhor ainda estava por vir com a Seleção Brasileira. Em agosto, sua experiência e liderança em quadra foram importantes para a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, algo que não acontecia desde 1991. No mês seguinte, novamente ajudou o país a subir ao pódio na Copa América, disputada em Porto Rico, quando a seleção faturou a medalha de bronze sobre as anfitriãs.

Érika deverá desembarcar nos próximos dias no Rio de Janeiro para os treinos preparatórios ao Pré-Olímpico das Américas, disputado entre os próximos dias 14 e 17 em Bahía Blanca, na Argentina. O Brasil está no Grupo B e vai enfrentar as donas da casa, a Colômbia e os Estados Unidos. Atual campeã olímpica, mundial e da Americup, a equipe norte-americana já tem garantida uma das vagas do grupo. Classificação brasileira encaminha a seleção ao Pré-Olímpico Mundial, que acontecerá entre 2 e 10 de fevereiro do ano que vem.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da LBF, que organiza a LBF CAIXA e possui a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Érika foi peça-chave do ouro no PAN de Lima (Alexandre Loureiro/COB)