Há quatro anos em Itu, Palmira quer finalmente triunfar com o galo pela LBF (Juca Ferreira)

Em Itu (SP), o otimismo é a palavra da vez para a LBF 2021. O Ituano Basquete estreia em 13 de março, às 18 horas, contra o Santo André/Apaba-SPno ginásio Ditinho Xavier, sua nova casa – com transmissão da LBF LIVE na TV NSports.

O rubro-negro vem reformulado para a temporada – começando pelo banco, com Bruno Guidorizzi assumindo a prancheta no lugar de Antonio Carlos Barbosa. Ambicioso, o clube renovou com boa parte do elenco vice-campeão paulista (nomes como Joice, Palmira e Mari Dias), acertou o retorno de Iza Sangalli – que volta da Espanha -, trouxe as jovens alas Marilia Awe (ex-Santo André/Apaba) e Isabel Bueno (ex-Osasco), a armadora Tita Santos (ex-Pró-Esporte/Sorocaba) e tirou do Vera Cruz Campinas a ala da seleção brasileira Patty, terceira maior pontuadora da história da LBF. E os reforços não devem parar por aí.

Uma das remanescentes do início do projeto, em 2017, a veterana Palmira é uma das referências do grupo. A quinta maior cestinha da história da LBF, com 1855 pontos, e a segunda nas bolas de três (295 convertidas), confia na união do elenco para alçar vôos mais altos na LBF. Em duas participações, o rubro-negro nunca passou das quartas de final.

“A expectativa é sempre a melhor possível. Continuar contribuindo da melhor forma em prol do conjunto e cada uma na sua melhor função. Sabemos do equilíbrio que haverá na Liga, então estamos totalmente empenhadas, juntas e focadas em prol do título este ano”, diz Palmira.

Patty em ação pela Seleção Brasileira; maior contratação já anunciada pela equipe neste ano (Divulgação/FIBA)

A conquista do título pelo galo isolaria Palmira ainda mais em um ranking do qual ela já é líder: é a única jogadora da história da LBF levantar a taça por três equipes diferentes: com o Sport Recife (2013), o ADCF Unimed/Americana (2014/2015) e pelo Sampaio Basquete (2015/2016) – sensação que ela deseja repetir com o Ituano.

“Seria uma maneira de fechar com chave de ouro o que começamos três anos atrás. O título, não só para a cidade, quanto para mim, significa muito – muita luta, muito empenho, muita dedicação. Este ano tem tudo pra ser especial e maravilhoso, vamos em busca desse título com unhas e dentes”, termina a confiante ala.

A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.

Galo treina desde 15 de fevereiro (Nathane Agostini)