Melisa Gretter foi uma das estreantes da noite pelo Sampaio (Matheus Marques)

Sampaio Basquete e SESI Araraquara fizeram na noite desta sexta-feira (13/3) a última partida antes da suspensão temporária da LBF CAIXA 2020. Na estreia de ambos, o tricolor maranhense recheado de reforços dominou o adversário e venceu por 76 a 46 no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. As cestinhas da Bolívia Querida foram Tati Pacheco e Gil, com 16 pontos cada.

A pivô – aniversariante do dia – foi a mais eficiente em quadra e levou o troféu GOL Melhor Jogadora da Partida. Além dos 16 pontos (com 61,5% nas bolas de 2 pontos), a veterana contribuiu com 5 rebotes, 4 assistências e teve 18 de eficiência. A atual MVP das finais Tainá Paixão anotou outros 13 pontos, enquanto a MVP da última temporada Rapha Monteiro fez 10, mesma pontuação de Isabela Ramona, que reestreou com a camisa do Sampaio após quase quatro anos.

Pelo time paulista, que teve muitas dificuldades diante da defesa adversária, Débora e Barbara tiveram 10 pontos e 4 rebotes cada. A estreante pivô Juliana, que começou como titular, teve apenas 2 pontos e 2 rebotes em 19 minutos de ação.

Aniversariante da noite, Gil foi a melhor em quadra e recebeu o troféu GOL de MVP (Matheus Marques)

O jogo – De volta ao Maranhão, o técnico Virgil Lopez entrou em quadra com Melisa Gretter, Tainá Paixão, Tati Pacheco, Rapha Monteiro e Gil. Já o SESI Araraquara de Daniel Wattfy começou a temporada com Débora, Karen, Izabela, Barbara e Juliana.

E logo no começo o Sampaio tratou de mostrar sua força. Abriu 9 a 0 na primeira corrida e permitiu que o SESI marcasse apenas dois pontos nos primeiros sete minutos de jogo, vencendo a primeira parcial por 20 a 9. A defesa sufocante seguiu no segundo quarto, quando também Meli Gretter converteu seus primeiros pontos com a camisa boliviana. O time da casa dobrou a vantagem e foi para o intervalo com uma diferença de 21 no placar geral (40 a 19).

Barbara e a ofensiva do SESI sofreram com a forte marcação do Sampaio (Matheus Marques)

O SESI voltou melhor para a segunda etapa e conseguiu dobrar seu desempenho do início do jogo, quando teve apenas 28% de acerto nos arremessos. Mesmo diante da melhora do rival, o Sampaio seguiu mantendo a distância conquistada, empatando a terceira parcial em 17 pontos (57 a 36). Sem forças e também sem muito tempo para buscar o resultado, as paulistas voltaram a oscilar no período final e o Sampaio abriu de vez para fechar a vitória na casa dos 30 pontos.

Ao fim, palmas também para a outra aniversariante do dia, Iziane (Matheus Marques)

Temporada suspensa – A Liga de Basquete Feminino suspendeu nesta sexta-feira, temporariamente, os jogos programados a partir deste sábado, 14 de março, como medida de prevenção ao avanço do Covid-19 no Brasil. Todas as datas serão remarcadas em breve.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para organizar a LBF CAIXA. A competição tem a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial e a Wilson como marca esportiva oficial.