A primeira semana do LBF Academy terminou nesta quinta-feira (9/4) com o painel sobre Gestão de Carreira no Esporte, apresentado pelo campeão olímpico, mundial e pan-americano de voleibol masculino, André Heller. Nos primeiros quatro dias, o programa online de capacitação para atletas e comissões técnicas recebeu um público geral de cerca de 250 espectadores, média aproximada de 60 participantes por dia.

O LBF Academy também abordou temas como Antidopagem, Media training e Comportamento e LiderançaNo corpo de palestrantes, personagens históricos do esporte brasileiro, como HellerMagic Paula, campeã mundial, medalhista olímpica e uma das maiores referências do basquete feminino, além de especialistas como Leonardo Andreotti, assessor jurídico da LBF e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), Luisa Parente, secretária nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e ex-ginasta olímpica e campeã pan-americana, André Siqueira, diretor técnico da ABCD, e Fábio Balassiano, autor do blog Bala na Cesta, do UOL, e que também assina a Coluna do Bala no site da LBF.

Sala de reunião com alguns dos participantes do primeiro dia, que falou sobre antidopagem

Os debates tiveram grande aprovação entre os participantes, que interagiram com os convidados à distância, em áudio e vídeo.

“Está sendo uma experiência e oportunidade incríveis. Poder obter mais conhecimento nos vários aspectos dessa nossa vida de atleta que muitos pensam não ser, mas é muito complexa. Sensacional termos acesso a tudo isso nesses dias de quarentena, ter mais conhecimento sobre antidopagem, mídias sociais e entrevistas com especialistas da área. Uma das minhas preferidas foi Gestão de carreira com o André Heller, mas poder ver a Magic Paula falando sobre liderança e também histórias da sua carreira foi incrível. Fiquei muito feliz em saber que semana que vem a LBF Academy continua!”, disse Mariana Camargo, ala/armadora do Blumenau e presidente da Comissão de Atletas da LBF.

Na quarta-feira, Paula falou sobre Comportamento e Liderança em quadra

Alana, armadora do Ituano Basquete e da Seleção Brasileira, também aprovou os painéis.

“Achei essa primeira semana da LBF Academy muito produtiva. Palestrantes com experiência nos assuntos falando sobre coisas que nem sempre são tratados no nosso dia a dia. A minha predileta sem dúvidas, foi a da Magic Paula. Não só porque sou fã, mas também porque achei muito interessante ouvir de uma ex-atleta tão importante a experiência dela durante e após a carreira. Acho que ela abordou assuntos que são de extrema importância, como o de aproveitar para estudar enquanto atleta”, comentou a jogadora rubro-negra.

“Participar da LBF Academy foi ótimo! Todos os assuntos abordados agregaram para a formação das atletas, mas as que mais curti foram duas: A do Fábio Balassiano que deu um norte sobre nossas mídias sociais, e a da Magic Paula, pois foi uma honra ouvir sobre a carreira dela e as dicas de liderança e convivência em grupo”, complementou a ala Rayane, da Sodiê Doces/LSB RJ, que teve participação ativa durante os painéis com perguntas aos convidados.

Programação continua na próxima semana

E o LBF Academy segue na próxima semana com mais três painéis virtuais. Na segunda-feira (13/4, 18h), o técnico da seleção brasileira e campeão pan-americano José Neto conversa com os treinadores da LBF CAIXA sobre Conceitos ofensivos: “chegar jogando”. No dia seguinte (14/4, 18h), o assunto Arbitragem será abordado pelo árbitro de duas finais olímpicas e coordenador da LBF Carlos Renato dos Santos, o Renatinho. Já na quinta-feira (16/4, mas às 17 horas), a multicampeã Janeth Arcain discursa sobre Superação no Esporte.

“O Academy da LBF foi um dos TOP 10 que criamos quando assumimos a LBF no segundo semestre de 2017. O objetivo é capacitar e desenvolver. Especificamente neste módulo, à distância, estamos com uma programação muito rica de troca de experiência. Meu agradecimento a todos os palestrantes”, disse o presidente da LBF, Ricardo Molina, quando do lançamento do Academy.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para organizar a LBF CAIXA. A competição tem a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial e a Wilson como marca esportiva oficial.

Coronavírus: saiba como proteger você e sua família. Acesse saude.gov.br/coronavirus