Thaissa fez o jogo da carreira e foi o nome da vitória catanduvense (Buenas Comunicação)

Fim de uma longa espera! Após mais de três anos, o AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva pode enfim comemorar uma vitória pela LBF. A equipe do interior paulista derrotou a Sodiê Doces/Mesquita/LSB em contagem centenária, por 100 a 79, no ginásio Anuar Pachá, em Catanduva (SP), e quebrou o jejum em grande estilo.

A principal responsável pelo triunfo foi Thaissa, que estava inspiradíssima. A ala/armadora beirou um triplo-duplo com a melhor performance pessoal em 7 temporadas: foram 31 pontos, 9 assistências e 8 rebotes, com 57% de aproveitamento geral, 3 bolas de três convertidas e 38 de eficiência para ficar com o Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Além de Thaissa, outras catanduvenses também estavam em ótimo dia. Nicolle Chirinda anotou mais um duplo-duplo na temporada, com 19 pontos e 11 rebotes, e a capitã Lorraine teve seu melhor jogo em 5 temporadas, com outro duplo-duplo, de 15 pontos e 13 rebotes. Larissa acrescentou 14 pontos e Natalia 6 assistências.

Thayná comandou o time do RJ em Catanduva (Ellen Costa/SESI Araraquara)

Pela equipe fluminense, Thayná foi novamente destaque, com 26 pontos e 15 rebotes – recorde pessoal neste último quesito. Mayara e Nazinha tiveram 12 e 11 pontos, cada.

Com a vitória, o AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva subiu para a 6ª posição, com 20% de aproveitamento. Após a segunda derrota seguida, a Sodiê Doces/Mesquita/LSB manteve-se na quarta posição, com campanha de 50% (3 vitórias em 6 jogos).

Foi a primeira vitória do projeto catanduvense, iniciado em 2017, na LBF. Em 2018, a equipe disputou 16 partidas, sem nenhum triunfo. A cidade-feitiço voltou a comemorar uma vitória no basquete feminino pela primeira vez desde 19 de março de 2012, quando o Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva, antigo projeto campeão brasileiro em 2009, derrotou o Maranhão Basquete pelas quartas de final da LBF 2011/2012. Natalia Burian fazia parte daquele elenco, que tinha, entre outros nomes, Gil (pivô, hoje no Sampaio Basquete) e Palmira (ala, hoje no Ituano Basquete).

Foi também a primeira contagem centenária registrada na LBF desde junho de 2019, quando a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho derrotou o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip por 104 a 61, pela fase de classificação.


Confira aqui as estatísticas do jogo


O jogo

Determinado desde o começo a quebrar o jejum, o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva ditou o ritmo do jogo logo no primeiro período, com Thaissa anotando 12 pontos na primeira parcial de 26 a 21.

A intensidade catanduvense foi ainda mais eficiente no segundo quarto, quando a equipe explorou o jogo interno e chutou 55,6% do garrafão, distribuindo bem os pontos entre o elenco. A vantagem ampliou para 13 no intervalo (54×41).

Larissa salta para anotar mais dois pontos; blitz catanduvense foi eficiente (Buenas Comunicação)

No segundo tempo, nada mudou. As bolas seguiam caindo para as donas da casa (68% de aproveitamento geral), com Thaissa muito inspirada nos pontos e assistências.

O último período viu uma queda na produção de ambos os lados, mas nada era capaz de tirar a vitória e a festa do AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva.

Festa no Anuar Pachá após o cronômetro zerar (Buenas Comunicação)


Aspas

Thaissa, ala/armadora do AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva e MVP da partida

Thaissa com o ‘professor’ Cesamar na entrega do Troféu GOL de MVP (Buenas Comunicação)

“Eu estou muito feliz pela vitória, só tenho a agradecer. Estou um pouco emocionada, porque lutamos muito por ela. Parabéns a todas. O trabalho sujo elas fizeram, para que eu pudesse receber esse troféu. Que seja a primeira vitória de muitas.”

Raphael Zaremba, técnico do Sodiê Doces/Mesquita/LSB

“A gente sabe que faz parte do esporte. Tem dias em que as coisas não funcionam tão bem. Simplesmente não conseguimos colocar em prática algumas coisas que estavam planejadas. Mas dou totalmente o mérito à Catanduva, que fez uma partida brilhante, com um aproveitamento incrível, e ficou difícil pra gente.”


Próximos jogos: O AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva joga na sexta-feira (7/5, 17h, LBF LIVE), fora de casa, contra o Santo André/Apaba, último colocado.

A Sodiê Doces/Mesquita/LSB terá doze dias para o próximo confronto (14/5, 19h30, LBF LIVE), contra o KTO/Blumenau, fechando o primeiro turno da LBF 2021.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.


*Correção – A última contagem centenária registrada na LBF aconteceu em junho de 2019, em uma vitória da Uninassau/Cabo de Santo Agostinho, e não em março de 2019 com Blumenau, como originalmente publicado.