A Seleção Brasileira encerrou sua preparação para os Jogos Olímpicos com dois amistosos e o próximo desafio já será na competição. Já no Rio de Janeiro (RJ), o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Barbosa enfrentou a Sérvia e a China, sem a presença do público e imprensa, como seus dois últimos amistosos antes da estreia no torneio olímpico.

Na segunda-feira (01/08), no Parque dos Atletas (RJ), a Seleção Brasileira foi superada pela Sérvia pelo placar de 90 a 81 no amistoso. Apesar da derrota, o Brasil contou com grande atuação do trio Érika de Souza, Clarissa e Damiris, cada uma com 16 pontos anotados.

“Esse jogo serviu para elas sentirem que podem chegar bem. O 31 a 21 que sofremos no primeiro quarto foi muito alto. O resultado acabou sendo reflexo desses primeiros dez minutos. A Sérvia tem um time também rápido, mas com ótimo aproveitamento nos três pontos. E conseguimos melhorar a defesa a partir do segundo período, tiramos elas da zona de conforto, e fizemos um jogo de recuperação muito bom”, avaliou o técnico Barbosa, da Seleção Brasileira.

Já nesta terça, o selecionado verde-amarelo voltou ao Parque dos Atletas, desta vez para enfrentar a China. Com 15 pontos da ala Palmira e da pivô Damiris, a Seleção Brasileira venceu a equipe asiática pelo placar de 73 a 66 e encerrou sua preparação para a Olímpiada do Rio de Janeiro com vitória.

“Eu quero ajudar a minha seleção, seja com pontos ou com uma boa defesa. Tenho que saber a minha função dentro da equipe. Se as bolas não estão caindo, vou para outra função ajudar minhas companheiras. Mas hoje felizmente elas caíram e é isso que espero nos jogos. Essa vitória dá uma moral e confiança para estrearmos com o pé direito”, comentou Palmira.

“Esse foi nosso último amistoso e nos ajudará a entramos determinadas e com garra. É com essa disposição que vamos para a estreia, pois sabemos que serão jogos difíceis, mas nenhum impossível de ganhar”, finalizou a ala da Seleção.

Na Olimpíada o Brasil está no grupo “A” e faz sua estreia contra a Austrália (06/08), às 17h30 (de Brasília). Depois terá como adversários o Japão (08/06), às 17h30, a Bielorrússia (09/08), às 15h30, a França (11/08), às 15h30, e Turquia (13/08), às 15h30.

A fase de grupos será disputada na Arena da Juventude, em Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro. A partir das quartas de final, o basquete feminino terá seus jogos na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca.