Seleção fez grande exibição na estreia do PAN (Alexandre Loureiro/COB)

A Seleção Brasileira conquistou uma grande vitória em sua estreia nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Jogando no Coliseo Eduardo Dibós, a casa do basquete na competição, as brasileiras derrotaram o Canadá por 79 a 71, principal adversário na briga pela primeira posição do grupo A.

Duas atletas que estarão na série final da LBF CAIXA 2019 foram os principais destaques do triunfo. Clarissa, do Sampaio Basquete, foi a cestinha da equipe com um duplo-duplo de 15 pontos e 11 rebotes, e Patty, do Vera Cruz Campinas, anotou mais 14 pontos, com quatro bolas de três. As finais começam no dia 16, com transmissão da ESPN Extra e da TV NSports.

Nesta quarta-feira, o desafio é contra Porto Rico (23H de Brasília), que também venceu sua partida inaugural ao fazer 91 a 73 sobre o Paraguai, adversário de quinta.

Clarissa, do Sampaio Basquete, comandou o triunfo no placar (Alexandre Loureiro/COB)

A estreia de José Neto no comando da equipe mostrou um Brasil melhor orientado taticamente e jogando com bastante intensidade. Canadá chegou a abrir 8 pontos de vantagem no começo, mas as brasileiras logo nivelaram o jogo e passaram a frente no placar ainda no primeiro tempo, dominado pelo equilíbrio e que terminou com empate em 40 a 40.

Confira os números da partida!

No segundo tempo, a vontade brasileira prevaleceu e ajudou a construir uma vantagem que chegou a ser de 15 pontos nos minutos finais. O Canadá ainda tentou reagir no fim, mas a vitória canarinha estava consolidada. A canadense Shaina Pellington foi a cestinha do jogo, com 21 pontos.

Aline Moura está fora do PAN

Aline Moura põe a mão sobre o joelho direito; ala/pivô sofreu ruptura do LCA (Alexandre Loureiro/COB()

A nota triste da partida foi a lesão de Aline Moura, no segundo tempo. A ala/pivô sofreu uma torção no joelho direito em disputa de bola no garrafão e saiu de quadra com muitas dores, amparada sobre uma cadeira de rodas.

Mais tarde, o departamento médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) detectou uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA), que tira a jogadora do PAN. Principal jogadora do SESI Araraquara na LBF CAIXA 2019, Moura teve 4 pontos e outros 4 rebotes em seu debute na seleção principal. Inicialmente, ela permanece em Lima com o grupo até o final da participação brasileira.

Mais de 90% do elenco de 12 jogadoras é composto por destaques da atual temporada da LBF CAIXA. Entre elas, Raphaella Monteiro (Sampaio Basquete), finalista e 10x MVP da Partida na temporada; Érika, que chegou à semifinal com a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho; e Patty (Vera Cruz Campinas), uma das principais cestinhas da temporada. Apenas a pivô Stephanie, do basquete universitário norte-americano, não atua no país.

A lista tem 11 jogadoras de seis das dez equipes participantes da LBF CAIXA 2019. O Sampaio é a equipe mais representada, com quatro atletas convocadas (confira a lista completa abaixo).

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Patty foi fundamental do perímetro, com quatro bolas de três (Alexandre Loureiro/COB)

 

José Neto instrui Stephanie; estreia do treinador agradou (Alexandre Loureiro/COB)

SELEÇÃO BRASILEIRA – PAN 2019

Coliseo Eduardo Dibós, Lima – Peru

Grupo A

6/8 – Brasil 79×71 Canadá

7/8 – Brasil x Porto Rico (23H, Brasília)

8/8 – Brasil x Paraguai (20H)

ELENCO

Aline Moura (ala/pivô) – SESI Araraquara

Clarissa (ala/pivô) – Sampaio Basquete

Débora (armadora) – SESI Araraquara

Érika (pivô) – Uninassau/Cabo de Santo Agostinho

Isabela Ramona (ala/armadora) – Uninassau/Cabo de Santo Agostinho

Izabella Sangalli (ala) – Ituano Basquete

Lays (armadora) – Blumenau

Patty (ala) – Vera Cruz Campinas

Raphaella Monteiro (ala) – Sampaio Basquete

Stephanie (ala/pivô) – The Master’s University (EUA)

Tainá Paixão (ala/armadora) – Sampaio Basquete

Tati Pacheco (ala) – Sampaio Basquete